Documentário sobre militante antifascista Margarida Tengarrinha premiado no festival Porto Femme

Documentário sobre militante antifascista Margarida Tengarrinha premiado no festival Porto Femme
| País
Porto Canal / Agências

"Clandestina", documentário de Maria Mire que recorda o trabalho de resistência à ditadura da artista Margarida Tengarrinha, venceu os prémios A Voz das Mulheres e de melhor filme português do festival Porto Femme - Festival Internacional de Cinema.

A curta-metragem "Pelo Sim Pelo Não", de Laura Andrade, que retrata a experiência feminina a partir das conversas de um grupo de amigas, recebeu o Prémio do Festival, que iniciou a sua sétima edição no passado dia 16, mobilizou cerca de três mil pessoas, em cinco espaços do Porto, e encerrou na noite de domingo.

"Clandestina", de Maria Mire, tem como ponto de partida a obra “Memórias de Uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal”, da professora e ilustradora Margarida Tengarrinha (1928-2023) que durante a ditadura falsificou documentos de opositores perseguidos.

“O interesse na realização deste filme prende-se tanto com a urgência de tirar da sombra a ação das mulheres que de modo revolucionário combateram neste período negro da história contemporânea portuguesa, como o de pensar na dimensão política presente nos pequenos gestos da vida quotidiana”, segundo a realizadora, citada na apresentação da obra.

O prémio A Voz das Mulheres, para "vozes que recusam o silêncio", distingue o melhor filme português que aborde a importância "da palavra na denúncia da situação de discriminação, nas várias dimensões da vida."

A competição nacional distinguiu ainda "Cura 1", de Joana Peralta, como melhor filme experimental, "Sopa Fria", de Marta Monteiro, como melhor filme de animação, "As Melusinas à Margem do Rio", de Melanie Pereira, como melhor documentário, e "Entre a Luz e o Nada", de Joana de Sousa, como melhor obra de ficção.

Na competição internacional, o prémio de melhor documentário foi para "Prague's Girl", de Andree Lucini, de Itália, o de melhor animação para a produção francesa "Green grass", de Eli Augarten, e o de melhor filme experimental para "The Altar", de Moe Myat May Zarchi, de Myanmar.

Na área de ficção foram distinguidos "Uli", de Mariana Gil Ríos, da Colômbia, como melhor curta-metragem, e "Woodland", de Elisabeth Scharang, da Áustria, como melhor longa-metragem.

O prémio de melhor filme pelas Lutas e Direitos das Mulheres foi para "Bald Women", de Sandra Román, de Espanha.

A associação cultural It Gets Better Portugal recebeu o prémio Sororidade, pelo trabalho global de apoio a jovens gays, lésbicas, bissexuais, trans e intersexo.

O festival internacional de cinema Porto Femme, que se define como mostra do “melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias”, dedicou este ano a programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

Extra-competição, exibiu filmes como “Revolução” (1975), de Ana Hatherly, “O aborto não é um crime” (1976), de Mónica Rutler e Fernando Matos Silva, “Beirute: Olho da tempestade” (2021), de Mai Masri, e “Sagargur” (2024), de Natasa Nelevic.

Na abertura, foi homenageada a cineasta portuguesa Margarida Cardoso, que dirigiu filmes como "Natal 71", "A costa dos murmúrios" e "Yvone Kane".

A competição oficial do Porto Femme contou este ano com 122 filmes de 38 países.

A lista integral de prémios está disponível nas redes sociais do festival.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.