FC Porto (Basquetebol): Sigam o líder. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Sigam o líder. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto bateu o Sporting (86-72) e comanda a Liga de basquetebol na penúltima jornada da fase regular.

A equipa de basquetebol do FC Porto regressou a casa e aos (bons) resultados que a seguram na liderança do campeonato. Uma semana depois do desaire em Ovar que os recolocou em igualdade com o Benfica, mas em vantagem no confronto direto, os portistas venceram o Sporting no Dragão Arena (86-72) e mantiveram-se no topo da tabela classificativa a uma ronda dos play-offs.

Ainda sem os lesionados Aaron Harrison e Max Landis, e contra um adversário privado de nomes como Marcus Lovett, Marvin Clark, Ron Curry, Eddie Ekiyor ou Arnette Hallman, Fernando Sá apostou num internacional português, noutro neerlandês e em três norte-americanos. Cleveland Melvin marcou nove pontos, Tanner Omlid juntou 12 aos cinco ressaltos e, ao intervalo, o FC Porto mantinha a liderança conseguida desde o 1-2 enquanto dominava praticamente todos os capítulos da estatística (41-39).

O descanso fez mal a Diogo Ventura, que regressou das cabines mais preocupado em fazer teatro do que em jogar basquetebol, mas nem as cenas ridículas do base lisboeta travaram o ímpeto de Cat Barber e dos compatriotas que, num terceiro período fulgurante, dilataram o avanço até à meia dúzia (67-61).

Melvin continuava fortíssimo no lançamento longo (6 em 7 triplos), Omlid no curto (8 em 10) e ambos chegaram às duas dezenas antes de Charlon Kloof (oito assistências) também dar espetáculo no ataque ao cesto. Quando os azuis e brancos já levavam 15 pontos de vantagem, Luís Silva e Apolo Caetano saíram do banco para confirmarem um triunfo há muito anunciado (86-72).

A derradeira etapa da primeira fase leva o FC Porto aos Açores, para defrontar o Lusitânia, no próximo sábado (15h00, RTP2).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 86-72
Liga Portuguesa de Basquetebol, 21.ª jornada
20 de abril de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Luís Lopes, Paulo Marques e Hugo Silva

FC PORTO: Cat Barber (11), Charlon Kloof (9), Tanner Omlid (24), Cleveland Melvin (22) e Miguel Queiroz (7)
Suplentes: Miguel Maria, Apolo Caetano, Luís Silva (1), Nuno Sá (4), João Guerreiro, Phil Fayne (8) e Ricardo Monteiro
Treinador: Fernando Sá

SPORTING: Rasaq Yussuf (22), Mike Moore (9), Diogo Ventura (7), Salvador Gomes (1) e Diogo Araújo (13)
Suplentes: Carlos Cardoso (15), Marko Lonkovic (6), Dinis Cherepenko, André Cruz e Fabrizio Caetano
Treinador: Pedro Nuno Monteiro

Ao intervalo: 41-39
Parciais: 23-17, 18-22, 26-22 e 19-11

+ notícias: Desporto

FC Porto felicita David Carmo e Fran Navarro pela conquista da Conference League 

O FC Porto felicitou, na noite desta quarta-feira, David Carmo e Fran Navarro pela conquista da terceira edição da Liga Conferência Europa de futebol, ao bater a Fiorentina, novamente finalista derrotada, por 1-0 no prolongamento, conquistando o primeiro troféu europeu para uma equipa grega.

FC Porto (Hóquei em Patins): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Sporting

O FC Porto vai deslocar-se ao Pavilhão João Rocha, em Lisboa, para enfrentar o Sporting, no jogo 2 da meia-final do Campeonato Nacional, que está agendado para o próximo domingo, 2 de junho, pelas 16 horas.

Olympiacos bate Fiorentina e conquista primeiro troféu europeu da história do futebol grego 

O Olympiacos venceu esta quarta-feira a terceira edição da Liga Conferência Europa de futebol, ao bater a Fiorentina, novamente finalista derrotada, por 1-0 no prolongamento, conquistando o primeiro troféu europeu para uma equipa grega.