Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa
| Política
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

O memorando, que visa especialmente jovens e mulheres, será assinado no arranque da visita de dois dias de Luís Montenegro a Cabo Verde, anunciou o Governo cabo-verdiano.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, recebe Montenegro no Palácio do Governo às 12:00 (14:00 em Lisboa) para um encontro privado, seguido de uma reunião entre as delegações dos dois países, havendo, no final, uma declaração conjunta dos dois chefes de Governo.

Durante a tarde, o programa inclui visitas a um centro de energias renováveis que funciona nas imediações da capital e ao parque tecnológico que está a ser construído na cidade da Praia.

A transição energética e a aposta na economia digital têm sido dois dos temas na lista de prioridades apresentada pelo Governo cabo-verdiano.

Ao final da tarde, Luís Montenegro será recebido na Assembleia Nacional pelo presidente do órgão, Austelino Correia, seguindo-se um encontro com o chefe de Estado, José Maria Neves, no palácio presidencial.

No domingo, a agenda prevê uma visita ao sítio histórico da Cidade Velha, onde decorrerá um encontro com representantes da comunidade portuguesa, que encerra o programa.

A VII Cimeira Portugal-Cabo Verde está prevista para o segundo semestre deste ano, em Portugal, mas ainda sem data marcada.

No final do mês, será o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a deslocar-se a Cabo Verde, entre 30 de abril e 02 de maio, para as comemorações do 50.º aniversário da libertação do campo de concentração do Tarrafal, a convite do seu homólogo, José Maria Neves.

+ notícias: Política

Eleições Madeira. PSD vence com 36,13% e 19 deputados

O PSD venceu este domingo as eleições regionais na Madeira, com 36,13% dos votos e 19 mandatos, mas sem maioria absoluta, segundo os resultados finais provisórios.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".