Do século XIX até à atualidade: Uma viagem de moliceiro pela ‘Veneza’ portuguesa

Do século XIX até à atualidade: Uma viagem de moliceiro pela ‘Veneza’ portuguesa
Lusa
| Norte
Porto Canal

Mas afinal o que são os barcos moliceiros e de onde surgiram? Porque se tornaram tão importantes para a cidade de Aveiro? E que valor cultural tem para a região?

Estas são algumas das questões colocadas pelos mais curiosos sobre estes passeios pelos canais da ‘Veneza’ portuguesa.

Surgindo no século XIX, os barcos moliceiros eram embarcações utilizadas como auxílio na apanha do moliço, uma alga que ajudava na fertilização dos terrenos agrícolas.

Estas embarcações tradicionais e repletas de história apenas existem e navegam na Ria de Aveiro.

Atualmente, os barcos moliceiros tornaram-se uma fonte de atração turística para o município de Aveiro.

É através de passeios nestas embarcações, com a duração de 45 minutos, que os visitantes conseguem ver e passar pelos principais quatro canais de Aveiro, como é o caso do côjo, central, das pirâmides e são roque.

Além disso conseguem ainda observar e apreciar os diversos edifícios de arte nova, o bairro dos pescadores e as salinas de Aveiro.

Os barcos moliceiros foram inscritos para serem reconhecidos como património cultural imaterial em 2022. Um dos elementos que se tornou durante o passar dos anos, um ícone de identidade cultural da ´Veneza Portuguesa’ e que agora quer ficar eternizado na história do país.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.