Vão abrir cinco novas creches em Gaia

Vão abrir cinco novas creches em Gaia
| Norte
Porto Canal/Agências

O Município de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vai ter cinco novas creches, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou esta quinta-feira o presidente da autarquia.

“Vamos ter de colocar comparticipação com certeza, mas ainda não sabemos de quanto. Agora o objetivo é aproveitar verbas do PRR, não desperdiçar uma oportunidade”, disse Eduardo Vítor Rodrigues que falava aos jornalistas na apresentação do relatório de contas de 2023.

As cinco creches serão colocadas nas freguesias de Canidelo, Oliveira do Douro, Afurada, Pedroso e Grijó.

Cada uma terá capacidade para 66 crianças.

Sem avançar com prazos precisos, Eduardo Vítor Rodrigues referiu que os concursos públicos “deverão acontecer em maio” para que as creches seja uma realidade “rapidamente”.

“Isto corresponde a uma resposta que fica aquém da necessidade. Vai ao encontro das necessidades das famílias, mas não resolve a procura. Temos IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] com listas de espera para creches superiores ao número de vagas que têm”, referiu o autarca.

Questionado sobre outros investimentos, Eduardo Vítor Rodrigues avançou que também está a candidatar a verbas do PRR a remodelação de quatro escolas EB 2,3 e secundárias.

São elas Gaia Nascente, Carvalhos, Grijó e D. Pedro I e cada empreitada poderá custar entre três a 3,5 milhões de euros.

“Antecipo já que os valores do mercado vão ficar acima e a câmara terá de comparticipar”, disse o autarca, que conta regressão ao Edifício dos Paços do Concelho, atualmente em obras, em outubro.

A obra, de 3,4 milhões de euros, “é a primeira grande remodelação deste edifício em 100 anos”.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.