Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens
| Norte
Porto Canal / Agências

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

O objetivo é implementar um programa que promova a valorização pública e cultural da quinta, palacete, jardim e mata de São Gens, localizada na Senhora da Hora, em Matosinhos, no distrito do Porto, através da sua abertura progressiva ao público sob a forma de um Parque de Natureza e Cultura, referiu a CCDR-N, que atualmente detém a sua gestão, em comunicado.

Já a Câmara Municipal de Matosinhos salientou, na sua página oficial de Internet, que o propósito é afirmar este espaço como “pulmão cultural e verde do Grande Porto”.

A Casa e Quinta de São Gens, que é propriedade do Estado Português desde 1928, tem uma área de 6,5 hectares com um palacete construído no século XVIII, um jardim barroco, uma mata e um conjunto de edifícios contemporâneos construídos pelo Estado no âmbito da instalação da antiga Estação Agrária do Porto ou do Douro Litoral e, posteriormente, da extinta Direção Regional de Agricultura do Norte, explicou a CCDR-N.

A autarquia sustenta que o arranjo e embelezamento do espaço são atribuídos a Nicolau Nasoni, o arquiteto italiano responsável por obras do século XVIII em Matosinhos como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.

“No início do século XX, um incêndio esteve na origem de uma remodelação e ampliação do espaço, incluindo os jardins e pátio, preservando-se as esculturas de granito, o tanque-lago e os bancos de pedra atribuídos a Nasoni”, salientou o município.

No âmbito desta parceira entre a CCDR-N e a Câmara de Matosinhos que, na quinta-feira, às 11:00, vão assinar um protocolo, a Quinta de São Gens vai abrir pela primeira vez as suas portas de quinta-feira a sábado.

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala na quinta-feira, a CCDR-N e a autarquia têm programado para esses três dias cinco visitas guiadas e uma escolar, uma atividade artística e um espetáculo musical.

A entrada é livre, mas de inscrição obrigatória na página oficial da CCDR-N.

+ notícias: Norte

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.