Metro do Porto divulga novas imagens dos trabalhos da Linha Rosa

Metro do Porto divulga novas imagens dos trabalhos da Linha Rosa
Foto: Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou esta terça-feira novas imagens das obras do túnel que integra a Linha Rosa.

“Continua a avançar a um ritmo positivo a escavação do túnel em direção à Liberdade”, pode ler-se na publicação da empresa na rede social X, antigo Twitter.
Nas imagens partilhadas pela Metro do Porto são ainda “visíveis progressos na ligação da caverna do piso -1 com o poço dos elevadores”, no Jardim do Carregal.

A Linha Rosa vai criar uma “via direta da Boavista à Baixa, ligando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, na Casa da Música, à Linha Amarela, na Estação de S. Bento. A Linha Rosa vai mudar as zonas da Galiza e do Hospital de Santo António, servindo pólos de saúde, ensino, cultura e artes, chegando, a walking distances, ao CMIN, ao Palácio de Cristal, a Miguel Bombarda e às Faculdades do Campo Alegre”, refere a Metro no seu ‘website’.

As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

O projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, num investimento de 246 milhões de euros. Os custos subiram cerca de 30%, face ao inicialmente previsto, devido à guerra na Ucrânia (que é um dos grandes produtores mundiais de aço) e da inflação.

Em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.