Homem acusado de gerir 'site' que vende dados ilícitos recusa falar em tribunal do Porto

Homem acusado de gerir 'site' que vende dados ilícitos recusa falar em tribunal do Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

Um homem acusado de administrar um 'site´ exclusivamente destinado à comercialização de dados ilícitos, nomeadamente modelos de passaportes, recusou prestar declarações no arranque do julgamento no Tribunal São João Novo, no Porto.

O arguido, de 56 anos, natural da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), residiu em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entre 2018 e 2023, ano em que foi detido.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o suspeito, em prisão preventiva – medida de coação mais gravosa, administrava, em conjunto com outras pessoas, um ‘site’ conhecido por Verified Fórum.

O ‘site’, segundo o MP, destina-se, “exclusivamente, à comercialização de variados conteúdos ilícitos de ‘malware’ [‘software’ malicioso], de bases de dados de informação pessoal e de meios de pagamento, designadamente de contas bancárias e credenciais de cartões de crédito”.

“Nessa qualidade, o arguido fomentava e mediava transações de programas e dados informáticos obtidos de forma fraudulenta, integrando uma rede de pessoas destinada à prática de crimes em domínio digital e de forma tendencialmente anónima, composta por mais de 89 mil membros”, salienta.

Durante a audiência de julgamento, um especialista da Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ) Afonso Rodrigues disse que o arguido era o administrador técnico do 'site´, o que significa que tinha acesso total ao conteúdo do mesmo, nomeadamente às publicações, base de dados, tabelas e mensagens.

“Como administrador técnico possui conhecimento de tudo o que lá se passa”, afirmou.

Apesar disso, o perito não encontrou, nas perícias que efetuou, evidências de que o suspeito tenha usado esses seus poderes de administração.

Afonso Rodrigues adiantou ainda, quando questionado pelo advogado de defesa, que no início do ano o Verified Fórum, que está totalmente em russo, ainda estava em funcionamento, mas noutro endereço de Internet.

Este 'site´ está na rede TOR, rede que garante o anonimato dos usuários na Internet, sendo, por isso, de acesso restrito e de proteção redobrada, explicou.

Para aceder a este 'site´ onde se disponibilizam, por exemplo, modelos de passaportes, os interessados têm de pagar 50 dólares (47 euros à taxa de câmbio atual), revelou o perito.

O arguido está acusado pela prática dos crimes de associação criminosa, sabotagem informática, acesso ilegítimo, atos preparatórios de contrafação, aquisição de cartões ou outros dispositivos de pagamento obtidos mediante crime informático e branqueamento.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.