FC Porto (Sub-19): Nas margens do Lemano à pesca do sonho europeu

FC Porto (Sub-19): Nas margens do Lemano à pesca do sonho europeu
| Desporto
Porto Canal

É em La Côte, junto às margens do lago Lemano, que se localiza a cidade que mistura o dinamismo conferido pelas instituições europeias que acolhe (UEFA e ECA) com a qualidade de vida de uma vila histórica. A capital do Distrito de Nyon, do Cantão de Vaud, foi fundada pelos Romanos e chegou mesmo a ser uma das mais importantes colónias suíças. Tem um fórum, uma basílica e um anfiteatro, tudo sinais desse domínio imperial.

Nos quase sete quilómetros quadrados que compõem a cidade onde o FC Porto vai decidir o destino europeu, fala-se francês e vive-se sob o lema “nada é mais agradável”. Os “Lè Medze-Fedzo”, alcunha da população local que se traduz em português para “os comedores de fígado”, são quase 23 mil e dividem-se em 132 nacionalidades, entre as quais a portuguesa é a segunda mais representada, com 1506 habitantes no final de 2022.

O Colovray Sports Centre vai ser o palco de toda a ação no fim de semana de 19 a 21 de abril. Localizado em Nyon, em frente à sede da UEFA, o estádio tem 800 assentos e um total de 4000 lugares disponíveis para adeptos, que poderão acompanhar as equipas numa colina que ladeia o terreno de jogo.

Inaugurado em 1991, a gestão deste centro desportivo foi assumida pela UEFA no primeiro dia de abril de 2010 e já acolheu, além das anteriores fases finais da Youth League – à exceção da do último ano, que decorreu em Genebra –, jogos decisivos a nível intercontinental como a final do Campeonato da Europa de Sub-19 de 2004 ou o Campeonato da Europa Feminino de Sub-19 em 2009. Atualmente, é a casa do Stade Nyonnais, um clube que milita na segunda divisão suíça.

+ notícias: Desporto

FC Porto felicita David Carmo e Fran Navarro pela conquista da Conference League 

O FC Porto felicitou, na noite desta quarta-feira, David Carmo e Fran Navarro pela conquista da terceira edição da Liga Conferência Europa de futebol, ao bater a Fiorentina, novamente finalista derrotada, por 1-0 no prolongamento, conquistando o primeiro troféu europeu para uma equipa grega.

FC Porto (Hóquei em Patins): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Sporting

O FC Porto vai deslocar-se ao Pavilhão João Rocha, em Lisboa, para enfrentar o Sporting, no jogo 2 da meia-final do Campeonato Nacional, que está agendado para o próximo domingo, 2 de junho, pelas 16 horas.

Olympiacos bate Fiorentina e conquista primeiro troféu europeu da história do futebol grego 

O Olympiacos venceu esta quarta-feira a terceira edição da Liga Conferência Europa de futebol, ao bater a Fiorentina, novamente finalista derrotada, por 1-0 no prolongamento, conquistando o primeiro troféu europeu para uma equipa grega.