FC Porto (Sub-19): Nas margens do Lemano à pesca do sonho europeu

FC Porto (Sub-19): Nas margens do Lemano à pesca do sonho europeu
| Desporto
Porto Canal

É em La Côte, junto às margens do lago Lemano, que se localiza a cidade que mistura o dinamismo conferido pelas instituições europeias que acolhe (UEFA e ECA) com a qualidade de vida de uma vila histórica. A capital do Distrito de Nyon, do Cantão de Vaud, foi fundada pelos Romanos e chegou mesmo a ser uma das mais importantes colónias suíças. Tem um fórum, uma basílica e um anfiteatro, tudo sinais desse domínio imperial.

Nos quase sete quilómetros quadrados que compõem a cidade onde o FC Porto vai decidir o destino europeu, fala-se francês e vive-se sob o lema “nada é mais agradável”. Os “Lè Medze-Fedzo”, alcunha da população local que se traduz em português para “os comedores de fígado”, são quase 23 mil e dividem-se em 132 nacionalidades, entre as quais a portuguesa é a segunda mais representada, com 1506 habitantes no final de 2022.

O Colovray Sports Centre vai ser o palco de toda a ação no fim de semana de 19 a 21 de abril. Localizado em Nyon, em frente à sede da UEFA, o estádio tem 800 assentos e um total de 4000 lugares disponíveis para adeptos, que poderão acompanhar as equipas numa colina que ladeia o terreno de jogo.

Inaugurado em 1991, a gestão deste centro desportivo foi assumida pela UEFA no primeiro dia de abril de 2010 e já acolheu, além das anteriores fases finais da Youth League – à exceção da do último ano, que decorreu em Genebra –, jogos decisivos a nível intercontinental como a final do Campeonato da Europa de Sub-19 de 2004 ou o Campeonato da Europa Feminino de Sub-19 em 2009. Atualmente, é a casa do Stade Nyonnais, um clube que milita na segunda divisão suíça.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.