Mais de mil alunos surdos vão celebrar uma escola de e para todos no Porto

Mais de mil alunos surdos vão celebrar uma escola de e para todos no Porto
Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade
| Porto
Porto Canal/Agências

Mais de 1.000 alunos surdos de escolas de Portugal Continental, ilhas e Espanha vão celebrar uma escola de e para todos a 23 de abril no Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, no Porto, adiantou esta sexta-feira a comissão organizadora.

O objetivo deste encontro, que acontece no Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda, é celebrar a educação inclusiva e uma escola de todos, com todos e para todos, contou à Lusa Sara Pinho, intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e membro da comissão organizadora.

Além dos alunos surdos e dos profissionais que trabalham com eles oriundos de 23 escolas, das quais 22 portuguesas e uma espanhola, o evento vai envolver os alunos ouvintes do pré-escolar ao ensino secundário do agrupamento nas atividades preparadas para fomentar a partilha, interação e convívio entre eles, explicou.

“É importante que os alunos surdos vejam que há mais alunos como eles, que há alunos com outras dificuldades associadas e que a escola é para todos e que todos são bem-vindos”, disse Sara Pinho.

Outro dos propósitos passa por chamar a atenção do Governo e da sociedade para a importância não só da educação de alunos surdos, mas da educação inclusiva nas escolas portuguesas, acrescentou.

A intérprete de LGP insistiu que a educação dos alunos surdos é determinante para o seu desenvolvimento pessoal e inclusão social.

“É importante estarmos todos consciencializados para a importância da inclusão”, frisou.

O programa do encontro incluiu jogos, atividades, momentos desportivos, musicais e de dança, bem como um almoço, revelou a intérprete de LGP.

O Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda, que se celebra a 23 de abril, tem como objetivo principal a celebração das conquistas educativas da comunidade surda ao longo dos anos.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.