Aveiro apresenta plano para "uma educação para o sucesso"

Aveiro apresenta plano para "uma educação para o sucesso"
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Aveiro apresentou ao Conselho Municipal de Educação uma primeira versão do Plano Estratégico Educativo, documento que visa a afirmação da identidade do município como território educativo, informou esta sexta-feira fonte municipal.

O documento, que será alvo de debate público antes da aprovação final, está estruturado em seis eixos de atuação e visa “definir uma estratégia de afirmação da identidade de Aveiro como território educativo, nas várias etapas da vida”.

Promover uma escolarização de qualidade - “Uma Educação para o sucesso” - é o objetivo do primeiro eixo, enquanto o segundo procura “apostar no conhecimento ao longo da vida”.

O terceiro eixo visa reforçar Aveiro como município da Tecnologia e da Inovação - uma “Educação para Todos” - e o eixo seguinte é dedicado à cultura e património cultural e ambiental.

Os dois últimos eixos que estruturam o Plano Estratégico centram-se na “promoção dos valores de cidadania” e na “promoção de hábitos de vida saudáveis”.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, a análise da proposta do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro (PEEMA) “gerou uma discussão profícua” na reunião do Conselho Municipal de Educação.

O executivo liderado por Ribau Esteves garante que o conjunto de contributos dados na reunião “serão vertidos para a versão final do plano”.

“O PEEMA tem por base uma metodologia participativa, pelo que a versão final deste plano será submetida a aprovação em reunião de Câmara e, posteriormente, colocada à discussão pública”, explica a nota.

A reunião, que decorreu na terça-feira, foi a segunda do Conselho Municipal de Educação de Aveiro neste ano letivo, tendo sido dirigida pelo presidente da Câmara, Ribau Esteves, acompanhado do vereador da Educação, Rogério Carlos.

Além do PEEMA, foi também feito “um ponto de situação sobre o processo de descentralização, o plano de obras em edifícios escolares, que concretizam a implementação da Carta Educativa do Município”.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.