Antiga escola primária em Penafiel transformada em casas para renda apoiada

Antiga escola primária em Penafiel transformada em casas para renda apoiada
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penafiel, no distrito do Porto, vai transformar uma antiga escola primária em dois fogos para disponibilizar em regime de renda apoiada, num investimento de cerca de 180 mil euros, disse esta quinta-feira fonte autárquica.

Segundo o município, já foi lançado o concurso público para a empreitada que vai decorrer no edifício da antiga escola de Vale Formoso, no lugar da Cavadinha, em Paço de Sousa.

Quando for concluída a obra, serão disponibilizados dois fogos de tipologia T1.

Esta empreitada enquadra-se na Estratégia Local de Habitação do concelho de Penafiel, no âmbito da qual a autarquia submeteu várias candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de 66 fogos.

Destaca-se, ainda, a construção de raiz, já em curso, de um edifício, em Irivo, para 18 fogos, também para renda apoiada, e de outro edifício na freguesia de Guilhufe e Urrô para 18 fogos, candidatura que aguarda aprovação.

Outras 28 casas vão ser disponibilizadas para realojamento nas Termas de São Vicente quando for construído de raiz um novo bloco de apartamentos, no âmbito de uma candidatura que está em fase de apreciação no Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Aqueles investimentos, explicou à Lusa fonte da câmara municipal, têm como objetivo “eliminar as situações de grave carência habitacional diagnosticadas”.

No concelho, foi identificado um conjunto de pessoas e agregados familiares, financeiramente carenciados, que se “encontram a viver em situações indignas, que carecem de apoio específico e direcionado”, anotou ainda.

+ notícias: Norte

Carros descem escadas e caem ao rio. Aconteceu tudo numa manhã em Cabeceiras de Basto

Foram dois os automóveis que acabaram em sítios “pouco habituais” em Cabeceiras de Basto, na manhã de quarta-feira, escreve a página “Soldados da Paz” na rede social Instagram. A conta de apoio aos bombeiros partilhou imagens de duas ocorrências “sem feridos a registar”.

Circulação retomada na EN13 em Caminha duas horas após colisão rodoviária

A circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13 foi retomada cerca das 13h00, duas horas após uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, em Caminha, que causou seis feridos ligeiros, revelou a GNR.

Assalto em papelaria em Vila Nova de Famalicão

A Papelaria do Vinhal, na madrugada desta quinta- feira, foi assaltada na zona do Vinhal em Famalicão. Os suspeitos levaram raspadinhas e tabaco.