Antiga escola primária em Penafiel transformada em casas para renda apoiada

Antiga escola primária em Penafiel transformada em casas para renda apoiada
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penafiel, no distrito do Porto, vai transformar uma antiga escola primária em dois fogos para disponibilizar em regime de renda apoiada, num investimento de cerca de 180 mil euros, disse esta quinta-feira fonte autárquica.

Segundo o município, já foi lançado o concurso público para a empreitada que vai decorrer no edifício da antiga escola de Vale Formoso, no lugar da Cavadinha, em Paço de Sousa.

Quando for concluída a obra, serão disponibilizados dois fogos de tipologia T1.

Esta empreitada enquadra-se na Estratégia Local de Habitação do concelho de Penafiel, no âmbito da qual a autarquia submeteu várias candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de 66 fogos.

Destaca-se, ainda, a construção de raiz, já em curso, de um edifício, em Irivo, para 18 fogos, também para renda apoiada, e de outro edifício na freguesia de Guilhufe e Urrô para 18 fogos, candidatura que aguarda aprovação.

Outras 28 casas vão ser disponibilizadas para realojamento nas Termas de São Vicente quando for construído de raiz um novo bloco de apartamentos, no âmbito de uma candidatura que está em fase de apreciação no Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Aqueles investimentos, explicou à Lusa fonte da câmara municipal, têm como objetivo “eliminar as situações de grave carência habitacional diagnosticadas”.

No concelho, foi identificado um conjunto de pessoas e agregados familiares, financeiramente carenciados, que se “encontram a viver em situações indignas, que carecem de apoio específico e direcionado”, anotou ainda.

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Acidente entre dois carros e carrinha do pão obrigou ao corte da EN105 em Guimarães

Um acidente às primeiras horas desta manhã entre dois automóveis e uma carrinha de transporte de pão obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, em Lordelo, Guimarães, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.