Campeão olímpico Carlos Lopes homenageado durante meia maratona do Dão, em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 ago (Lusa) -- O campeão olímpico Carlos Lopes será homenageado durante a primeira "Meia Maratona do Dão -- A Corrida da Emoção", uma prova que apadrinhará a 21 de setembro em Viseu, concelho onde nasceu.

Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, a meia maratona é "uma forma de homenagem ao atleta, 30 anos depois da medalha olímpica" que conquistou em Los Angeles.

"O nome de Carlos Lopes é um marco indelével do desporto nacional e a sua participação é um estímulo para a organização deste grande evento", acrescentou.

A meia maratona do Dão, que se realiza no Dia do Município e está integrada no programa da Festa das Vindimas do Dão, quer atrair 2.000 participantes, em especial turistas amantes da corrida e de destinos vinhateiros.

Num percurso de 21 quilómetros, os participantes vão passar no centro histórico da cidade, nas portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, no Rossio, na Avenida da Europa, na rotunda Carlos Lopes (em homenagem ao campeão olímpico), na mata do Fontelo e na Cava de Viriato.

A competição é organizada pela Global Sport, com o patrocínio da Câmara de Viseu e tendo o grupo desportivo "Os Ribeirinhos" como principal parceiro local.

Na opinião de Almeida Henriques, este será "um acontecimento marcante no Dia do Município, aberto à região e ao país" e que "reforça a atratividade da primeira festa das vindimas do Dão", a realizar nesse fim de semana.

"É uma nova aposta na promoção de Viseu enquanto destino cultural, vinhateiro e turístico com potencial internacional", justificou.

No mesmo dia, realizam-se também uma mini-maratona com um percurso de dez quilómetros e uma caminhada solidária de cinco quilómetros, cuja receita reverterá em parte para fins sociais.

A Festa das Vindimas do Dão é uma iniciativa do município de Viseu, que conta com o apoio do Turismo do Centro e tem como principais parceiros a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.