Fica em Vila do Conde, vai contratar mais 800 pessoas e acolher o maior centro europeu de semicondutores

Fica em Vila do Conde, vai contratar mais 800 pessoas e acolher o maior centro europeu de semicondutores
| Norte
Porto Canal

Tendo vindo a crescer no espaço anteriormente ocupado pela antiga Qimonda e agora quer duplicar a sua área fabril, contratar mais 800 trabalhadores e ser a casa do maior centro europeu de semicondutores já em 2025. Entrevistado pelo Jornal de Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde considera este um “investimento absolutamente estratégico, não só para Portugal, mas também para a Europa”, em especial para os setores automóvel e industrial.

“Depois da pandemia e da guerra, a dependência do extremo oriente revelou-se desastrosa para a Europa e para os EUA. Isto é quase um retorno a casa”, afirmou Vítor Costa, presidente da autarquia vilacondense em declarações ao JN, revelando que tem acompanhado de muito perto o processo”.

O jornal lembra que a Amkor ocupa atualmente 20 mil metros quadrados e emprega 800 pessoas, sendo que com este investimento o objetivo é passar, já no primeiro semestre de 2025, a empregar 1600 colaboradores e contar com 50 mil metros quadrados, uma operação de expansão realizada em terrenos já detidos pela empresa.

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Acidente entre dois carros e carrinha do pão obrigou ao corte da EN105 em Guimarães

Um acidente às primeiras horas desta manhã entre dois automóveis e uma carrinha de transporte de pão obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, em Lordelo, Guimarães, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.