Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima

Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

O traçado da Alta Velocidade entre o Porto e Vigo vai ter um total de seis estações. Até agora eram conhecidas cinco, divulgadas pela Infraestruturas de Portugal. Mas no caderno de encargos relativo aos estudos ambientais da ligação Braga-Valença, consta mais uma paragem em Ponte de Lima.

A futura linha do TGV entre Campanhã e Vigo vai reduzir o tempo do trajeto para cerca de uma hora, quando atualmente, esta viagem faz-se atualmente em 2h22.

Tal como avança o jornal Negócios, a Infraestruturas de Portugal já adjudicou os estudos de impacto ambiental dos troços Porto-Braga e Braga-Valença. E além das cinco estações anunciadas pela IP, o caderno de encargos publicado no portal Base, dá conta de mais uma paragem no traçado, em Ponte de Lima.

Passam a ser seis estações, cinco delas em território nacional, e numa extensão total de 143 quilómetros.

Velocidade máxima de 250 quilómetros por hora

Ainda segundo o caderno de encargos, a nova ligação vai permitir que os veículos possam atingir os 250 quilómetros por hora.

O traçado vai ser construído faseadamente e estima-se que os trabalhos arranquem primeiro no troço entre Braga e Valença, como previsto no Plano Nacional de Investimento 2030.

A linha é dedicada ao transporte de passageiros, mas um dos cenários em cima da mesa para a estação de Valença é a adaptação do seu layout para “acomodar tráfegos de alta velocidade convencional e de mercadorias”.

+ notícias: Norte

Carros descem escadas e caem ao rio. Aconteceu tudo numa manhã em Cabeceiras de Basto

Foram dois os automóveis que acabaram em sítios “pouco habituais” em Cabeceiras de Basto, na manhã de quarta-feira, escreve a página “Soldados da Paz” na rede social Instagram. A conta de apoio aos bombeiros partilhou imagens de duas ocorrências “sem feridos a registar”.

Circulação retomada na EN13 em Caminha duas horas após colisão rodoviária

A circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13 foi retomada cerca das 13h00, duas horas após uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, em Caminha, que causou seis feridos ligeiros, revelou a GNR.

Assalto em papelaria em Vila Nova de Famalicão

A Papelaria do Vinhal, na madrugada desta quinta- feira, foi assaltada na zona do Vinhal em Famalicão. Os suspeitos levaram raspadinhas e tabaco.