Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima

Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

O traçado da Alta Velocidade entre o Porto e Vigo vai ter um total de seis estações. Até agora eram conhecidas cinco, divulgadas pela Infraestruturas de Portugal. Mas no caderno de encargos relativo aos estudos ambientais da ligação Braga-Valença, consta mais uma paragem em Ponte de Lima.

A futura linha do TGV entre Campanhã e Vigo vai reduzir o tempo do trajeto para cerca de uma hora, quando atualmente, esta viagem faz-se atualmente em 2h22.

Tal como avança o jornal Negócios, a Infraestruturas de Portugal já adjudicou os estudos de impacto ambiental dos troços Porto-Braga e Braga-Valença. E além das cinco estações anunciadas pela IP, o caderno de encargos publicado no portal Base, dá conta de mais uma paragem no traçado, em Ponte de Lima.

Passam a ser seis estações, cinco delas em território nacional, e numa extensão total de 143 quilómetros.

Velocidade máxima de 250 quilómetros por hora

Ainda segundo o caderno de encargos, a nova ligação vai permitir que os veículos possam atingir os 250 quilómetros por hora.

O traçado vai ser construído faseadamente e estima-se que os trabalhos arranquem primeiro no troço entre Braga e Valença, como previsto no Plano Nacional de Investimento 2030.

A linha é dedicada ao transporte de passageiros, mas um dos cenários em cima da mesa para a estação de Valença é a adaptação do seu layout para “acomodar tráfegos de alta velocidade convencional e de mercadorias”.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.