Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima

Alta velocidade também vai ter paragem em Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

O traçado da Alta Velocidade entre o Porto e Vigo vai ter um total de seis estações. Até agora eram conhecidas cinco, divulgadas pela Infraestruturas de Portugal. Mas no caderno de encargos relativo aos estudos ambientais da ligação Braga-Valença, consta mais uma paragem em Ponte de Lima.

A futura linha do TGV entre Campanhã e Vigo vai reduzir o tempo do trajeto para cerca de uma hora, quando atualmente, esta viagem faz-se atualmente em 2h22.

Tal como avança o jornal Negócios, a Infraestruturas de Portugal já adjudicou os estudos de impacto ambiental dos troços Porto-Braga e Braga-Valença. E além das cinco estações anunciadas pela IP, o caderno de encargos publicado no portal Base, dá conta de mais uma paragem no traçado, em Ponte de Lima.

Passam a ser seis estações, cinco delas em território nacional, e numa extensão total de 143 quilómetros.

Velocidade máxima de 250 quilómetros por hora

Ainda segundo o caderno de encargos, a nova ligação vai permitir que os veículos possam atingir os 250 quilómetros por hora.

O traçado vai ser construído faseadamente e estima-se que os trabalhos arranquem primeiro no troço entre Braga e Valença, como previsto no Plano Nacional de Investimento 2030.

A linha é dedicada ao transporte de passageiros, mas um dos cenários em cima da mesa para a estação de Valença é a adaptação do seu layout para “acomodar tráfegos de alta velocidade convencional e de mercadorias”.

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Homem encontrado morto no rio Vizela em Guimarães

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado esta terça-feira morto no rio Vizela, em Guimarães, distrito de Braga, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave, acrescentando que a Polícia Judiciária (PJ) foi chamada ao local.

Jovem atropelada pelo metro em Gaia fica debaixo da carruagem

Uma jovem foi atropelada por uma carruagem de metro junto à estação D. João II, em Vila Nova de Gaia, no início da tarde desta terça-feira, avançou fonte do Metro do Porto ao Porto Canal.