Troço do IP4 entre Amarante e Vila Real poderá reabrir entre outubro e dezembro

Troço do IP4 entre Amarante e Vila Real poderá reabrir entre outubro e dezembro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê que a intervenção a realizar no Itinerário Principal 4 (IP4) esteja concluída no quarto trimestre deste ano, o que permitirá restabelecer a circulação rodoviária entre Amarante e Vila Real, informou esta quarta-feira.

O trânsito foi cortado no IP4, nos dois sentidos, no troço entre os nós de Ansiães (Amarante) e Campeã (Vila Real), pelas 8h00 do dia 21 de março, depois de terem sido identificados danos estruturais numa passagem hidráulica localizada ao quilómetro 77.

A IP explicou, em resposta a um pedido de informações da agência Lusa, que o incidente teve origem na cedência de uma passagem hidráulica, que provocou o abatimento parcial daquela via.

A empresa acrescentou que a intervenção a executar consistirá na instalação uma nova estrutura.

Atualmente, segundo referiu, está em fase de conclusão o projeto de execução, seguindo-se o procedimento para a contratação da obra, no cumprimento termos definidos no código de contratação pública.

Depois, a IP prevê que a empreitada decorra no período de verão, “assegurando as condições climatéricas mais favoráveis para a execução deste tipo de intervenção”.

“Prevemos que a empreitada esteja concluída no quarto trimestre deste ano, o que permitirá o restabelecimento integral da circulação rodoviária nesta via”, concluiu.

Como percurso alternativo, a IP sugere a utilização da Estrada Nacional 15 (EN15), com traçado paralelo ao troço do IP4 agora interditado à circulação automóvel.

Existe ainda como alternativa o Túnel do Marão, inserido na Autoestrada 4 (A4), uma via sujeita ao pagamento de portagens.

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Jovem atropelada pelo metro em Gaia fica debaixo da carruagem

Uma jovem foi atropelada por uma carruagem de metro junto à estação D. João II, em Vila Nova de Gaia, no início da tarde desta terça-feira, avançou fonte do Metro do Porto ao Porto Canal.