Águas do Norte investe um milhão de euros em centrais solares para autoconsumo

Águas do Norte investe um milhão de euros em centrais solares para autoconsumo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Empresa Águas do Norte vai investir um milhão de euros na instalação de centrais fotovoltaicas para autoconsumo, com vista à redução de consumos energéticos e consequente diminuição de custos operacionais, foi esta quarta-feira anunciado.

A empreitada, segundo explicou a empresa em comunicado, tem como objetivo a instalação de centrais fotovoltaicas destinadas à produção de energia elétrica para autoconsumo em diversas infraestruturas de tratamento de água, que integram o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.

O investimento de cerca de um milhão de euros foi adjudicado à empresa DST e o prazo de execução é de 1014 dias.

Com a instalação das centrais fotovoltaicas, a Águas do Norte visa “uma redução substancial dos consumos energéticos" da empresa e a "consequente diminuição dos respetivos custos operacionais”.

A empreitada, explicou, compreende a conceção e a construção de centrais fotovoltaicas em dois lotes, sendo um referente à instalação destes equipamentos nas estações de tratamento de água do Rabagão, da Lapela, de São Jorge e da Queimadela, e o outro relativo à beneficiação da estação elevatória de Barradas/Cerite.

A empresa referiu que a instalação destas novas infraestruturas de produção de energia elétrica insere-se no Programa de Neutralidade Energética ZERO, através do qual o Grupo Águas de Portugal prevê atingir a neutralidade energética no prazo de 10 anos.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos municípios) e em “baixa” (prestados aos munícipes).

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.