“O meu filho precisa do papel”. Pais mostram-se contra o uso de manuais digitais

“O meu filho precisa do papel”. Pais mostram-se contra o uso de manuais digitais
| País
Porto Canal

A petição pelo fim do projeto-piloto de manuais escolares nas escolas já foi entregue na Assembleia da República, na passada sexta-feira. Recolheu mais de duas mil assinaturas e vai ser apreciada pela comissão parlamentar de Educação.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Junto a algumas escolas do distrito do Porto, a opinião dos encarregados de educação pouco se divide, no que diz respeito à temática, uma vez que a maioria não concorda com a implementação digital, especialmente nos anos do ensino básico, onde o manuseamento dos livros é essencial, dizem.

“Vivemos numa era demasiado digital e os meninos e meninas desta era habituam-se rapidamente ao que é tecnológico e perdem o gosto essencial por desfolhar um livro”.

“Tem é de ser feito de forma controlada para não haver a tal sobre-exposição e o efeito funcionar ao contrário”, dizem Raquel Madureira e Nuno Moura, ambos encarregados de educação de crianças a frequentar o ensino básico.

O Ministério da Educação decidiu levar a cabo um projeto de substituição de manuais em papel por livros digitais, que começou de forma gradual em 2020/2021. O programa é voluntário e conta com cada vez mais estabelecimentos de ensino: Este ano são 23.159 alunos do 3.º ao 12.º anos em cerca de 160 escolas de todo o país, segundo dados avançados à Lusa pela tutela.

No entanto, há pais e professores que estão contra o projeto e pedem a sua suspensão. Há três meses, Catarina Prado e Castro lançou uma petição “Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais: Petição Pública (peticaopublica.com)”, que conta agora com 2.219 assinaturas.

O abaixo-assinado defende que os livros em papel são “recursos mais saudáveis e eficazes para todas as crianças” e por isso pede o “fim imediato do projeto-piloto” dos manuais digitais, lembrando que as crianças e adolescentes já passam tempo excessivo em frente a ecrãs, com consequências negativas para a sua saúde.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.