Bloomberg indica que Portugal é o país europeu com menos mulheres nos Conselhos de Administração

Bloomberg indica que Portugal é o país europeu com menos mulheres nos Conselhos de Administração
| País
Porto Canal

Portugal é entre os países europeus aquele que apresenta uma menor percentagem de mulheres em Conselhos de Administração, indica hoje a agência Bloomberg.

Os dados analisados pela Bloomberg Intelligence mostram que em Portugal, em 2013, apenas 5% dos lugares em administrações de empresas no índice bolsista Stoxx Europe 600 eram ocupados por mulheres.

O segundo lugar nesta tabela é ocupado pela Grécia, com 6,7% dos lugares de administração no feminino, e de seguida surge a Itália, com uma percentagem de 10,5%.

Em contrapartida, é na Noruega que os Conselhos de Administrações contam com mais mulheres (cerca de 40%), depois de em 2003 o país ter tornado obrigatória uma quota mínima de 40%. Seguem-se a Finlândia e a França, que adotaram também legislação nesta área, acrescenta a Bloomberg.

Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda têm igualmente regras legais que impõem quotas mínimas quanto à presença de mulheres em administrações de empresas.

"Parece tão anacrónico no mundo moderno termos tão poucas mulheres em Conselhos de Administração", comentou em declarações à Bloomberg Helena Morrissey, fundadora do 30% Club, que tem como objetivo aumentar para esse nível a presença de mulheres em administrações nas empresas do índice FTSE 100.

A mesma especialista considera que, nalguns países, o baixo número de administradores do sexo feminino poderá ser uma das causas para os problemas de crescimento económico.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.