Águeda candidatou 14,8 milhões de euros a fundos europeus para habitação

Águeda candidatou 14,8 milhões de euros a fundos europeus para habitação
| País
Porto Canal / Agências

A Câmara de Águeda submeteu candidaturas no valor de 14,8 milhões de euros ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir ou reabilitar 125 habitações no concelho, foi esta terça-feira anunciado.

De acordo com uma nota de imprensa, a Câmara Municipal de Águeda, no distrito de Aveiro, submeteu 25 candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito.

Financiado no âmbito do PRR, aquele programa teve o prazo de candidaturas aberto até 01 de março, tendo a autarquia proposto a construção e reabilitação de 125 habitações. Trata-se de um investimento previsto de 14,8 milhões de euros, que poderá ter financiamento a 100%, ou seja, totalmente suportado por fundos comunitários.

O valor representa 53% do investimento total previsto na Estratégia Local de Habitação (ELH), “um instrumento financeiro que vai permitir promover a inclusão social e a melhoria das condições de habitabilidade de muitas famílias”, segundo o presidente da Câmara, Jorge Almeida.

Das candidaturas apresentadas por Águeda figuram 64 municipais, 32 alojamentos das freguesias, 16 de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e 13 beneficiários diretos.

“Este é mais um passo para o cumprimento da ELH de Águeda, para dar resposta às necessidades de habitação, principalmente das famílias vulneráveis, e reabilitar o edificado existente”, comentou o autarca.

Em termos de distribuição territorial, a maioria das candidaturas submetidas concentram-se em S. Martinho e Vale Domingos, com 64 fogos municipais.

Somam-se 32 habitações nas freguesias de Aguada de Cima, Macinhata do Vouga, Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, Recardães e Espinhel, Travassô e Óis da Ribeira, e Valongo do Vouga.

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".