Metro do Porto divulga novas imagens das obras da Linha Rosa

Metro do Porto divulga novas imagens das obras da Linha Rosa
Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou esta segunda-feira novas imagens das obras do túnel que integra a Linha Rosa. “Começa a ganhar forma o túnel em direção à nova estação do Hospital de Santo António, um dos importantes polos de ligação que compõem a Linha Rosa”, escreve a empresa na rede social X (antigo Twitter).

Nas imagens são mostrados os trabalhos de “escavação sob a laje de cobertura da estação da Liberdade”.

 

A Linha Rosa vai criar uma “via direta da Boavista à Baixa, ligando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, na Casa da Música, à Linha Amarela, na Estação de S. Bento. A Linha Rosa vai mudar as zonas da Galiza e do Hospital de Santo António, servindo pólos de saúde, ensino, cultura e artes, chegando, a walking distances, ao CMIN, ao Palácio de Cristal, a Miguel Bombarda e às Faculdades do Campo Alegre”, refere a Metro no seu ‘website’.

As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

O projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, num investimento de 246 milhões de euros. Os custos subiram cerca de 30%, face ao inicialmente previsto, devido à guerra na Ucrânia (que é um dos grandes produtores mundiais de aço) e da inflação.

Em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024.

+ notícias: Porto

Piscina da Constituição no Porto reaberta após encerramento para análises “regulares”

A Piscina da Constituição, no Porto, cujo tanque de 25 metros estava encerrado há vários dias para as “regulares e obrigatórias análises e monitorização da qualidade das águas”, informou esta segunda-feira os seus utilizadores que já se encontra em funcionamento.

Receita de taxa turística do Porto aumenta 54,5% em 2025 para 32,3 milhões de euros

A receita da Taxa Municipal Turística do Porto de 2025 foi 32,3 milhões de euros, um aumento de 54,5%, face a 2024, ano em que se cifrou em 20,9 milhões de euros.

Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe

A Câmara do Porto recebeu mais de 10 mil respostas a um inquérito sobre os serviços do Gabinete do Munícipe e que serão consideradas no futuro Plano Municipal de Transformação Digital.