Metro do Porto divulga novas imagens das obras da Linha Rosa
Porto Canal
A Metro do Porto divulgou esta segunda-feira novas imagens das obras do túnel que integra a Linha Rosa. “Começa a ganhar forma o túnel em direção à nova estação do Hospital de Santo António, um dos importantes polos de ligação que compõem a Linha Rosa”, escreve a empresa na rede social X (antigo Twitter).
Nas imagens são mostrados os trabalhos de “escavação sob a laje de cobertura da estação da Liberdade”.
🚜 Começa a ganhar forma o túnel em direção à nova estação do Hospital de Santo António, um dos importantes polos de ligação que compõem a Linha Rosa.
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) April 8, 2024
👉 Escavação sob a laje de cobertura da estação da Liberdade em curso.#metrodoporto #LinhaRosa pic.twitter.com/CIHmXggUgN
A Linha Rosa vai criar uma “via direta da Boavista à Baixa, ligando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, na Casa da Música, à Linha Amarela, na Estação de S. Bento. A Linha Rosa vai mudar as zonas da Galiza e do Hospital de Santo António, servindo pólos de saúde, ensino, cultura e artes, chegando, a walking distances, ao CMIN, ao Palácio de Cristal, a Miguel Bombarda e às Faculdades do Campo Alegre”, refere a Metro no seu ‘website’.
As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.
O projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, num investimento de 246 milhões de euros. Os custos subiram cerca de 30%, face ao inicialmente previsto, devido à guerra na Ucrânia (que é um dos grandes produtores mundiais de aço) e da inflação.
Em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024.