Revolução na mobilidade? Porto quer novo transporte público onde a STCP não chega

Revolução na mobilidade? Porto quer novo transporte público onde a STCP não chega
| Porto
Ana Francisca Gomes

O Porto quer implementar um novo transporte público em zonas da cidade até onde a STCP não vai. A ideia é que uma pessoa que se encontre numa zona da cidade pouco servida de linhas de autocarro possa ‘agendar’ um táxi que a leve até pontos dentro do concelho que a autarquia predefiniu. Mas como é que vai funcionar este transporte público feito a pedido?

Esta segunda-feira, o executivo da Câmara Municipal do Porto vota a implementação durante seis meses do projeto-piloto desenvolvido pela STCP Serviços chamado “+perto”. A proposta, a que o Porto Canal teve acesso, é assinada por Rui Moreira e explica que este modelo de transporte serve para “assegurar que a rede de transporte chega a zonas onde, por razões que se prendem com a largura da via e a dimensão do autocarro, é impossível o seu acesso, mas onde existe procura potencial”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Não existem horários pré-estabelecidos e as viagens são feitas entre 50 locais da cidade já predefinidos, até uma distância máxima de 2,5km. A prestação deste serviços vai ser realizada por operadores de táxi do contingente do município do Porto. Em cada viagem pode ir um máximo de três pessoas e o objetivo é otimizar percursos, horários e pontos predefinidos com base nos pedidos dos utilizadores. Mas vamos por pontos.

Quem é que pode usufruir deste serviço?
Residentes no Porto que sejam titulares do Cartão Porto. Se o utilizador tiver uma idade inferior a 14 anos, deve ser acompanhado por um adulto titular do c
Cartão Porto.

Como é que se solicita uma viagem do serviço “+perto”?
O serviço pode ser solicitado através da plataforma www.mais-perto.pt, ou do número dedicado: 939 955 263 até 4 horas antes da data e período horário pretendido.

Quanto custa uma viagem?
A viagem tem o valor fixo de 1€. O pagamento deste serviço é feito no momento em que se marca a viagem. O pagamento pode ser feito através de: Cartão de Crédito, MBWay ou Referência Multibanco.

Em que pontos da cidade pode-se solicitar o serviço?
Existem pontos predefinidos localizados na cidade do Porto. São 50 locais e podem ser consultados em www.mais-perto.pt ou emm www.stcpservicos.pt

É necessário apresentar um comprovativo para efetuar a viagem?
No início da viagem todos os utilizadores têm de apresentar o Cartão Porto.

O serviço fica disponível a partir do dia 10 de abril. Durante seis meses estará em fase de teste. "Terminado o prazo de seis meses do projeto-piloto e recolhida toda a informação sobre a exploração do transporte a pedido, a STCP Serviços avaliará as condições e requisitos necessários para a ponderação de formação de um procedimento de contratualização", esclarece a autarquia.

+ notícias: Porto

Alunos pró-Palestina mantêm protesto no jardim da Faculdade de Ciências do Porto

Um grupo de estudantes que na quinta-feira à noite ocupou o edifício de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, habitualmente aberto 24 horas, em solidariedade com a Palestina, continua esta sexta-feira o protesto, mas nos jardins.

Estudantes pró-Palestina apelam à mobilização de toda a Academia do Porto

Os estudantes que desde quinta-feira à noite estão concentrados no jardim da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em defesa do povo palestiniano apelaram esta sexta-feira à adesão de todas as associações de estudantes da Academia a este movimento.

Câmara do Porto despeja duas famílias que usavam casas para tráfico de droga

A Câmara do Porto despejou na quinta-feira duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi esta sexta-feira revelado.