As imagens das manifestações antifascista e anti-imigração que se cruzaram no Porto

As imagens das manifestações antifascista e anti-imigração que se cruzaram no Porto
Foto: Lusa
| Porto
Porto Canal/Agências

Este sábado, uma manifestação contra a imigração e outra antifascista decorreram a 350 metros de distância, na baixa do Porto.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Várias centenas de pessoas juntaram-se este sábado na Praça dos Poveiros, no Porto, para "lutar contra o fascismo" e em solidariedade com a comunidade imigrante.

Entoando palavras de ordem como "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais" e "Fascistas chegou a vossa hora, os imigrantes ficam e vocês vão embora", cerca de 500 pessoas responderam ao apelo das associações e juntaram-se na Praça dos Poveiros para "lutar contra o fascismo, racismo e xenofobia".

"É possível e necessário combater as narrativas da extrema-direita, cuja função única é virar portugueses contra imigrantes", afirmou à Lusa, Alexandre, membro da Habitação Hoje, uma das associações responsáveis pela manifestação.

Uma hora e meia depois, cerca de 100 pessoas concentraram-se na Praça D. João I, no Porto, para a manifestação “Menos Imigração, Mais Habitação”, organizada pelo grupo 1143, de extrema-direita.

Empunhando cartazes onde se lê “menos imigração e mais habitação” e entoando cânticos de ”sou português desde 1143", a maioria dos manifestantes apresentaram-se vestidos de negro e cedo começaram a estourar petardos na praça e a criar desacatos com quem passava e os criticava.

A PSP viu-se mesmo obrigada a travar manifestantes durante o protesto anti-imigração, que está a decorrer este sábado, na Praça D. João I, no Porto, após alegados confrontos no local.

Para além de ter exigido reforço policial, a cena de pancadaria terá obrigado ainda à retirada de um manifestante do local, avançou o Correio da Manhã.

+ notícias: Porto

Piscina da Constituição no Porto reaberta após encerramento para análises “regulares”

A Piscina da Constituição, no Porto, cujo tanque de 25 metros estava encerrado há vários dias para as “regulares e obrigatórias análises e monitorização da qualidade das águas”, informou esta segunda-feira os seus utilizadores que já se encontra em funcionamento.

Receita de taxa turística do Porto aumenta 54,5% em 2025 para 32,3 milhões de euros

A receita da Taxa Municipal Turística do Porto de 2025 foi 32,3 milhões de euros, um aumento de 54,5%, face a 2024, ano em que se cifrou em 20,9 milhões de euros.

Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe

A Câmara do Porto recebeu mais de 10 mil respostas a um inquérito sobre os serviços do Gabinete do Munícipe e que serão consideradas no futuro Plano Municipal de Transformação Digital.