População empregada a Norte cresceu perto de 2% de outubro a dezembro

População empregada a Norte cresceu perto de 2% de outubro a dezembro
| Norte
Porto Canal/Agências

A população empregada na região Norte cresceu 1,9% no quarto trimestre de 2023, refletindo um aumento de 32 mil novos empregados face ao ano anterior, revela esta sexta-feira o boletim Norte Conjuntura.

Consultado pela Lusa, o boletim trimestral elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) destaca que, no período em análise, "a evolução do mercado de trabalho do Norte foi positiva para um conjunto de atividades económicas".

Nas atividades de consultadoria, científicas e técnicas registou-se, em termos homólogos, um aumento de 10,4% do número de empregados no 4.º trimestre de 2023.

Apesar do aumento do número de empregados, no período em análise registou-se também um crescimento da taxa de desemprego, que se fixou em 7,3%, ou seja, mais 0,5 pontos percentuais face ao mesmo período de 2022.

"A evolução do mercado de trabalho do Norte continuou a deparar-se com o aumento simultâneo das populações desempregada e empregada", refere, justificando o duplo aumento com o crescimento da população ativa face à população empregada.

Simultaneamente, foi registado um crescimento dos salários mensais líquidos dos trabalhadores por conta de outrem, que em termos reais significou 0,8% comparativamente ao ano anterior.

Esta foi "a primeira subida ao fim de sete trimestres consecutivos em queda".

O boletim indica ainda que os indicadores do turismo na região continuam a ser positivos, ao refletirem "taxas de crescimento superiores às nacionais".

No quarto trimestre de 2023, registou-se um aumento de 10,8% do número de cidadãos hospedados em estabelecimentos turísticos da região, assim como um aumento de 10,9% do número de dormidas face a 2022.

O número de dormidas por cidadãos não residentes em Portugal cresceu 15,1% em termos homólogos, "valor bastante superior ao aumento observado nas dormidas de residentes", que se fixou em 5,1%.

Já quanto às exportações, o documento denota uma diminuição de 3% no período em análise, "desagravando a tendência de queda do trimestre precedente".

"A diminuição das exportações do Norte deveu-se à evolução negativa de dois grupos de produtos – bens intermédios e bens de consumo", esclarece o documento.

Do mesmo modo, também o número de edifícios licenciados registou uma redução de 3,7%, enquanto a taxa de inflação baixou para 1,9% no período em análise, fixando-se 0,2 pontos percentuais acima do valor nacional (1,7%).

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).