Câmara do Porto discute mudança da Norte Vida para a escola Pires de Lima
Porto Canal / Agências
O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar com a Norte Vida - Associação para a Promoção da Saúde um contrato de arrendamento de parte da antiga escola preparatória Pires de Lima.
Na proposta, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, esclarece que o novo contrato surge depois do município ter rescindido, em junho do ano passado, o contrato de arrendamento da antiga Escola Ribeiro de Sousa com a associação para ali instalar um centro de treino e formação do Regimento de Sapadores Bombeiros.
À época, o município ficou de pagar uma indemnização de 21.084 euros à Norte Vida, com quem tinha celebrado um contrato que vigorava até 01 de setembro de 2025.
"Considerando o impacto da medida adotada na atividade da escola profissional da Norte Vida, aquela associação solicitou ao município um imóvel alternativo que pudesse, num curto prazo, albergar a escola profissional aqui em causa", esclarece o vereador, acrescentando que a antiga Escola Preparatória Dr. César Augusto Pires de Lima "possui as necessárias condições" para relocalizar a escola profissional da Norte Vida.
A intenção de arrendar parte das instalações da escola Pires de Lima à Norte Vida já tinha sido anunciada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Além da Norte Vida, prevê-se que a antiga escola venha também a acomodar alguns dos músicos do centro comercial Stop e os periódicos da Biblioteca Pública Municipal do Porto enquanto decorrem as obras de reabilitação.
Segundo a proposta, com este novo arrendamento a associação "renuncia, expressamente, à indemnização devida por força da rescisão antecipada do contrato".
Nesse sentido, o executivo discute na reunião pública de segunda-feira aprovar um apoio de 215.400 euros, corresponde ao valor mensal da renda devida e o valor a pagar mensalmente pela Norte Vida até à vigência do contrato.
Depois de discutido no executivo, a proposta segue para discussão da Assembleia Municipal do Porto.