Câmara do Porto discute mudança da Norte Vida para a escola Pires de Lima

Câmara do Porto discute mudança da Norte Vida para a escola Pires de Lima
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar com a Norte Vida - Associação para a Promoção da Saúde um contrato de arrendamento de parte da antiga escola preparatória Pires de Lima.

Na proposta, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, esclarece que o novo contrato surge depois do município ter rescindido, em junho do ano passado, o contrato de arrendamento da antiga Escola Ribeiro de Sousa com a associação para ali instalar um centro de treino e formação do Regimento de Sapadores Bombeiros.

À época, o município ficou de pagar uma indemnização de 21.084 euros à Norte Vida, com quem tinha celebrado um contrato que vigorava até 01 de setembro de 2025.

"Considerando o impacto da medida adotada na atividade da escola profissional da Norte Vida, aquela associação solicitou ao município um imóvel alternativo que pudesse, num curto prazo, albergar a escola profissional aqui em causa", esclarece o vereador, acrescentando que a antiga Escola Preparatória Dr. César Augusto Pires de Lima "possui as necessárias condições" para relocalizar a escola profissional da Norte Vida.

A intenção de arrendar parte das instalações da escola Pires de Lima à Norte Vida já tinha sido anunciada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Além da Norte Vida, prevê-se que a antiga escola venha também a acomodar alguns dos músicos do centro comercial Stop e os periódicos da Biblioteca Pública Municipal do Porto enquanto decorrem as obras de reabilitação.

Segundo a proposta, com este novo arrendamento a associação "renuncia, expressamente, à indemnização devida por força da rescisão antecipada do contrato".

Nesse sentido, o executivo discute na reunião pública de segunda-feira aprovar um apoio de 215.400 euros, corresponde ao valor mensal da renda devida e o valor a pagar mensalmente pela Norte Vida até à vigência do contrato.

Depois de discutido no executivo, a proposta segue para discussão da Assembleia Municipal do Porto.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.