IP vai investir 30 milhões de euros na Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo

IP vai investir 30 milhões de euros na Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) autorizou esta quinta-feira um investimento de 30 milhões de euros, entre 2025 e 2029, na ligação ferroviária do Minho, no troço que liga Nine, no distrito de Braga, a Viana do Castelo.

De acordo com o despacho esta quinta-feira publicado em Diário da República (DR), a Empreitada para a “Linha do Minho - Nine-Viana - Desnivelamentos – terá início em 2025 com um investimento de 2.142.857,19 euros.

O documento, que entra esta quinta-feira em vigor, prevê para 2026 um investimento de mais de 6,7 milhões de euros, em 2027 serão aplicados 11.357.142,81 euros, no ano seguinte nove milhões de euros e, em 2029, 750 mil euros.

O investimento esta quinta-feira autorizado resulta de um despacho de dezembro de 2023, do anterior Governo, que delegou na IP a competência para a concretização dos procedimentos necessários para assegurar investimentos ferroviários previstos no Programa Nacional de Investimentos 2030.

A modernização e eletrificação da Linha do Minho, que representou um investimento total de 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020.

A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, que ficou concluída em julho de 2019, custou 16 milhões e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída em 2021, custou 18 milhões de euros.

Esta empreitada de eletrificação da Linha do Minho garantiu a melhoria das condições de operação da linha e de segurança, com redução dos tempos de percurso entre as cidades do Porto e Vigo e dos custos operacionais, assegurando simultaneamente a melhoria dos níveis de qualidade do serviço, designadamente em termos da pontualidade e fiabilidade do horário e da redução da sinistralidade nos atravessamentos de nível.

A ligação é assegurada, desde 2013, pelo comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, na Galiza, Espanha.

A eletrificação das linhas dos dois lados da fronteira, feita com potências diferentes, impediu a substituição dos veículos ferroviários a diesel, que continuam a operar neste trajeto com duas viagens diárias em cada sentido (de manhã e ao fim da tarde).

Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a sua atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto (e vice-versa), com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

Esta ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.

A eurorregião Galiza – Norte de Portugal concentra uma população de 6,4 milhões de habitantes, segundo dados oficiais.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.