Lar de Gaia é alvo de acusação de maus-tratos a utentes

Lar de Gaia é alvo de acusação de maus-tratos a utentes
| Norte
Porto Canal / Agências

O Ministério Público (MP) acusou um lar de Vila Nova de Gaia, o presidente, a diretora e duas funcionárias de maus-tratos a utentes, adiantou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Na sua página oficial de Internet, a procuradoria referiu que dois utentes em situação de total dependência de terceiros daquele lar de Gaia, sem revelar o nome da instituição, foram internados em 2020 num hospital “com sinais evidentes de desidratação imputáveis à insuficiente prestação de cuidados a que foram sujeitos”.

Os utentes em causa teriam 68 e 92 anos, acrescentou.

“Imputa-se aos arguidos uma atuação omissiva dos deveres de acompanhamento, vigilância e fiscalização dos utentes do lar inerentes às suas funções, nomeadamente pela deficiente formação dada aos respetivos auxiliares que prestavam os cuidados básicos aos utentes”, sublinhou a PGR-P.

O lar, o presidente e a diretora estão acusados de dois crimes de maus-tratos, enquanto as duas encarregadas de setor estão indiciadas de um crime cada.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.