As reações dos partidos à tomada de posse do novo Governo

As reações dos partidos à tomada de posse do novo Governo
| Política
Porto Canal/Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu esta terça-feira posse ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, e aos ministros do XXIV Governo Constitucional, numa cerimónia no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, 23 dias depois das eleições legislativas antecipadas de 10 de março.

No final da cerimónia de tomada de posse do novo Governo, André Ventura afirmou que o primeiro-ministro “deixou claro que o interlocutor dele será o PS” e considerou que caberá aos socialistas garantir a estabilidade, mas mostrou-se disponível para negociar algumas propostas para o país.

Por sua vez, a Iniciativa Liberal manifestou-se disponível para um diálogo sobre medidas de combate à corrupção, proposto pelo primeiro-ministro, e prometeu ser exigente com a governação para que as promessas de campanha sejam cumpridas.

Do lado do PAN, Inês Sousa Real disse esperar que Luís Montenegro consiga transformar o seu Governo minoritário numa “maioria dialogante”, pedindo mais “rasgo e ambição”.

Também a líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, afirmou que o partido está disponível para dialogar com o novo Governo propostas que resolvam “problemas concretos”, mas salientou que a sua bancada “dificilmente” acompanhará o próximo Orçamento do Estado.

Por sua vez, o Bloco de Esquerda considerou que o discurso de posse do novo primeiro-ministro “foi uma constatação da profunda instabilidade” do Governo e criticou a “falta de clareza” de Luís Montenegro sobre o cumprimento das promessas eleitorais feitas.

Por último, também o PCP considerou que o discurso do novo primeiro-ministro, na sua tomada de posse, prova a “insistência do Governo” nas opções responsáveis pelos problemas do país, como baixos salários e pensões e degradação de serviços públicos.

Recorde-se que o BE e o PCP não marcaram presença na cerimónia de tomada de posse do XXIV Governo Constitucional. Do lado do PS, o líder do partido também esteve ausente.

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".