Realizadora Margarida Cardoso em destaque no festival de cinema Porto Femme

Realizadora Margarida Cardoso em destaque no festival de cinema Porto Femme
Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A realizadora Margarida Cardoso vai estar em destaque no festival internacional de cinema Porto Femme, que começa no dia 16 em vários espaços do Porto, foi esta terça-feira anunciado.

Nesta sétima edição do festival, é feita homenagem a uma realizadora “que tem explorado na sua obra temas que cruzam as suas experiências históricas pessoais com questões proeminentes na história recente de Portugal, como a guerra colonial em África, a revolução do 25 de abril e os anos do pós-colonialismo”, refere a organização em nota de imprensa.

Segundo o festival, nesta homenagem será exibido o documentário “Understory” (2019), sobre as “ramificações culturais e económicas” da exploração de cacau, “numa viagem por São Tomé e Príncipe, Inglaterra e Brasil”.

A sessão, no dia 19, contará com uma conversa com a realizadora, moderada pela investigadora e ativista Kitty Furtado.

Margarida Cardoso, de 60 anos, que viveu grande parte da infância em Moçambique, iniciou o seu percurso no cinema nos anos 1980 como fotógrafa de cena, anotadora e assistente de realização.

Os primeiros filmes, enquanto realizadora, surgiram nos anos 1990, como por exemplo a curta-metragem “Dois Dragões” (1996).

Desde então tem feito tanto documentário como ficção, quase sempre com uma ligação a África, nomeadamente “Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema” (2003), sobre a produção de cinema em Moçambique, “A Costa dos Murmúrios” (2004), a partir do romance homónimo de Lídia Jorge, e “Sita – A vida e o tempo de Sita Valles” (2022).

Tem ainda por estrear o filme de ficção “Banzo” e tem em mãos outros projetos, nomeadamente “Caderno de Memórias Coloniais”, ainda em desenvolvimento, com produção da Midas Filmes.

O festival de cinema Porto Femme, dedicado ao “melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias”, está marcado de 16 a 21 de abril em várias salas do Porto, nomeadamente o Batalha Centro de Cinema e o espaço Maus Hábitos.

De acordo com a organização, que ainda não revelou a programação completa, estão previstos mais de 140 filmes de 38 países.

+ notícias: Porto

Hospital São João cria programa para melhorar cuidados de saúde "em casa"

O serviço de Hospitalização Domiciliária do Hospital de São João (Porto), que cumpre esta sexta-feira cinco anos, está a desenhar um programa que inclui reabilitação, cuidados no acompanhamento do doente dependente e formação alargada para cuidadores.

Câmara do Porto quer manter Edifício Transparente aberto até 2025

O futuro do Edifício Transparente, no Porto, continua incerto. A Câmara Municipal e a Hottrade, empresa concessionária do imóvel, chegaram a acordo para estender o prazo da concessão por mais um ano, ou seja, até junho de 2025, avançou, esta quinta-feira, o Jornal de Notícias (JN).

Crianças pedalam pelo Porto por melhores condições para andar de bicicleta

A 'Kidical Mass', uma massa crítica de crianças que reivindica melhores condições cicloviárias, atravessará, no sábado, o Porto e Matosinhos para "mostrar a bicicleta como alternativa" de mobilidade e por melhores infraestruturas, incluindo na Avenida da Boavista.