Quatro mortos e 23 feridos graves na Operação Páscoa 2024 da GNR

Quatro mortos e 23 feridos graves na Operação Páscoa 2024 da GNR
| País
Porto Canal \ Agências

Quatro pessoas morreram e 23 ficaram feridas com gravidade nos mais de 1.600 acidentes registados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) durante a Operação Páscoa 2024, segundo um balanço provisório divulgado esta terça-feira.

Em comunicado, a GNR informa que na Operação Páscoa 2024, que decorreu entre os dias 25 de março e 01 de abril, foram registados 1.647 acidentes, dos quais resultaram quatro mortos, 23 feridos graves e 442 feridos ligeiros.

Durante a operação houve uma intensificação de patrulhamento e ações em todo o território nacional, durante as quais foram fiscalizados 42.315 condutores, dos quais 427 conduziam com excesso de álcool no sangue. Destes, 224 foram detidos por apresentarem uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.

O balanço provisório indica que foram também detidas 108 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

No mesmo período, foram detetadas 6.592 infrações rodoviárias, 1.453 por excesso de velocidade, 1.012 por falta de inspeção periódica obrigatória, 297 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 230 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

A GNR registou 199 casos de uso indevido do telemóvel durante a condução e 180 situações de falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças.

No que se refere ao combate e à prevenção da criminalidade, a GNR deteve 24 pessoas por tráfico de estupefacientes, 28 por furto e nove por posse ilegal de armas e arma proibida.

Durante o período da Operação Páscoa 2024, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com 305 pessoas idosas que vivem sozinhos e/ou isolados, no sentido de as sensibilizar e alertar para a adoção de comportamentos de segurança para reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.