Novo Governo toma posse esta terça-feira

Novo Governo toma posse esta terça-feira
| Política
Porto Canal

O Presidente da República vai dar posse ao XXIV Governo Constitucional, esta terça-feira, numa cerimónia agendada para as 18h00, no Palácio da Ajuda, cerca de três semanas depois das eleições legislativas, que deram a vitória à Aliança Democrática.

Esta é a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa dá posse a um Executivo, o primeiro liderado pelo PSD.

Desde a noite eleitoral, Luís Montenegro apenas falou à comunicação social no final das duas audiências que teve em Belém nos dias 20 e 21 de março, mas sem responder a perguntas sobre os desafios de governar com uma curta maioria parlamentar.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro indigitado vai ser obrigado a quebrar o silêncio público quase total que manteve desde a noite eleitoral, com exceções apenas para as audiências em Belém e uma deslocação a Bruxelas.

Após a tomada de posse, o líder do PSD tem a agenda preenchida. A apresentação do Programa do Governo, que será ainda "submetido à apreciação da Assembleia da República, através de uma declaração do primeiro-ministro, no prazo máximo de dez dias após a sua nomeação", está agendada para o dia 10 de abril.

Nos dois dias que se seguem, Montenegro regressa à Assembleia da República para discutir o programa que, de acordo com a Constituição, tem de ser aprovado pelo Parlamento para que o novo Governo entre em plenitude de funções.

+ notícias: Política

Conta do Chega no Facebook bloqueada durante 10 anos

O partido Chega vai ter a sua conta oficial no Facebook “restringida” durante 10 anos, ação motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso. André Ventura já reagiu a esta sanção, acusando a plataforma de “censura política” e revelando que vai levar o caso à justiça.

Montenegro em Madrid na segunda-feira para fortalecer relação com Espanha

A visita do primeiro-ministro a Madrid, na segunda-feira, traduz a importância que dá à relação entre Portugal e Espanha e visa "fortalecer a posição dos dois países" na União Europeia, disse o gabinete de Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.