Ponteiros do relógio avançam uma hora e trazem os dias “mais aguardados” do ano

Ponteiros do relógio avançam uma hora e trazem os dias “mais aguardados” do ano
| País
Maria Leonor Coelho

Os ponteiros dos relógios adiantam 60 minutos este domingo, dando início ao horário de verão. 

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira quando soar a primeira badalada, os ponteiros adiantam uma hora, passando para as 2h00. Por sua vez, na Região Autónoma dos Açores, a mudança será à 0h00, altura em que os relógios vão adiantar para a 1h00.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As mudanças de hora começaram no início do século XX com o objetivo de poupar energia. No entanto, nem toda a gente concorda com a medida. Em Portugal, já em 2018, 85% das pessoas queriam acabar com a mudança.

Questionados pelo Porto Canal, vários portuenses admitiram preferir o horário de verão face ao de inverno, defendendo inclusive o término da mudança de hora.

“O horário de verão é muito melhor, parece que os dias ficam mais longos, dá para estar até mais tarde na rua”, dizem.

De entre as atividades preferidas para realizar durante o verão, os portuenses destacam as caminhadas ao pôr-do-Sol na marginal de Matosinhos, as idas à praia e os passeios na Foz.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva – a lei comunitária de 2000 - que prevê que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.