Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?
| País
Porto Canal

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Na América Latina, o aumento crescente de casos é preocupante, conforme declarou o diretor da OPAS (escritório regional da Organização Mundial da Saúde nas Américas). Segundo Jarbas Barbosa, a região registou de janeiro a março 3,5 milhões de casos de dengue, número três vezes maior do que os casos notificados no mesmo período do ano passado, e também mais de mil mortes.

O ano de 2024 “provavelmente será a pior temporada de dengue já registada na América”, acrescentou.

Mas e em Portugal?

Até inícios de fevereiro, foram confirmados seis casos de dengue em Portugal. Os especialistas de saúde dizem que não há risco de transmissão no país, mas alertam para um especial cuidado nas viagens para os países da América Latina, como o Brasil, por exemplo.

Até porque os seis casos registados em território nacional fora todos importados, de pessoas que foram infetadas noutros países. Entre 2015 e 2023, foram registados 136 casos no país, informa a DGS. Mas o número de infeções é crescente em Portugal também.

O vírus da dengue é transmitido às pessoas quando são picadas por mosquitos Aedes aegypti infetados pela dengue.

Segundo os especialistas da OPAS, o aumento dos casos de dengue está relacionado à alta das temperaturas, a urbanização das cidades, as secas e inundações ligadas às alterações climáticas, o mau saneamento e a falta de sistemas de saúde robustos.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).