Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas
| Porto
Alexandre Matos

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

“No momento, para ser sincero, não tinha noção do golo que tinha feito”, confessou o avançado, conhecido pelos adeptos do Leça como Spiderman. “Só quando vejo os meus colegas e a reação do público é que vi que tinha feito golo, mas não sabia que tinha sido ao ângulo. Só depois é que vi no vídeo”, contou Zé Domingos, sempre com um sorriso na cara.

“Não se faz um golo destes todos os dias, se calhar não vou fazer mais nenhum”. A verdade é que Zé Domingos tem marcado muitos mais golos na presente temporada, e este com especial importância para o clube.

O avançado garantiu na altura o primeiro golo numa vitória por 3-1 frente ao Candal. Os três pontos selaram a conquista da Série 1 da Divisão de Elite da AF Porto - a primeira distrital e quinta divisão do futebol português. Faltam ainda dois jogos para terminar a fase regular, mas o Leça FC já segurou o lugar na Fase de Subida ao Campeonato de Portugal num grupo a quatro com os dois melhores classificados de cada série.

Mas Zé Domingos diz-se mais preocupado com o que resta do campeonato do que com um possível prémio Puskas. “Agora é trabalhar para subir de divisão, não penso no Puskas. Era bom, mas não é um objetivo”.

Sobre a Fase de Subida, admite que vai ser muito difícil, e que “não há favoritos”. Neste momento, a única outra equipa já apurada é o Aliança de Gandra, que também já garantiu a conquista da Série 2. As outras duas vagas serão disputadas entre o Coimbrões e o Maia Lidador na Série 1 e o Alpendorada e o Vilarinho na segunda.

O avançado está a fazer a melhor época da carreira, mas revelou que esteve quase para dar um passo ao lado e afastar-se do futebol antes de começar a temporada. “O ano passado foi uma época difícil, e pensei em seguir a minha vida noutro ramo”. Mas foi o projeto do Leça FC que convenceu Zé Domingos, com o jogador a dar destaque especial ao papel do diretor desportivo, Miguel Salvador, nessa ação. “Foi a melhor opção da minha vida vir para o Leça”.

Conta já com dez golos e nove assistências esta época, quando o máximo que antes tinha conseguido eram quatro golos numa só temporada.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).