Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais
| Norte
Porto Canal/Agências

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Em declarações à Lusa, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE) do Norte Joaquim Costa disse que o aumento salarial no início do ano foi de “apenas” 6% e é “claramente insuficiente”.

“É um aumento claramente insuficiente, desde logo face aos 7,8% do crescimento do salário mínimo nacional”, referiu.

O sindicalista acrescentou que, com o aumento de 6%, os trabalhadores da Continental Mabor ficam a perder face a outros que trabalham “numa série de empresas” em que os salários cresceram “bem mais”.

“A nossa reivindicação é que se faça um aumento salarial intercalar, integrando no salário-base os 40 euros que a empresa atribui como prémio mensal para os trabalhadores que cumpram uma série de critérios, designadamente em termos de absentismo”, explicou.

Segundo Joaquim Costa, a fábrica de Famalicão tem cerca de 2.700 trabalhadores diretos, tendo em 2022 tido um lucro de 240 milhões de euros.

“Pensamos que há margem mais do que suficiente para o aumento salarial que pedimos”, disse ainda.

Os trabalhadores exigem ainda que a empresa tome medidas para prevenir o surgimento de doenças profissionais, como tendinites.

“Estão sujeitos a movimentos muito repetitivos e a uma grande intensidade da carga de trabalho, e muitos já acusam doenças profissionais”, garantiu Joaquim Costa.

A Lusa tentou ouvir a administração da Continental Mabor, mas ainda sem sucesso.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.