BE lamenta "dia triste para a democracia" após eleição de deputado do Chega para vice da AR

BE lamenta "dia triste para a democracia" após eleição de deputado do Chega para vice da AR
| Política
Porto Canal/Agências

O BE considerou que esta quarta-feira “é um dia triste para a democracia” com a eleição de Pacheco de Amorim, do Chega, para vice-presidente do parlamento, acusando-o de ter participado “em organizações terroristas que se opuseram ao 25 de Abril”.

“Se o parlamento tem hoje esse vice-presidente é porque o PSD, depois de toda a confusão que gerou, depois de todo o acordo que disse que havia e que deixou de haver, depois de todo o impasse político e que acabou num entendimento com o PS, votou no vice-presidente do Chega para a Assembleia da República”, acusou a líder do BE, Mariana Mortágua, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Mariana Mortágua lamentou que o parlamento tenha elegido, ainda que não com os votos do BE, “um vice-presidente que militou e participou em organizações terroristas que se opuseram ao 25 de Abril e à democracia que este país conquistou há 50 anos”.

“É um dia triste para a democracia e deve ser notada a oposição do Bloco de Esquerda”, enfatizou.

A lider do BE criticou que o entendimento entre PS e PSD que permitiu ultrapassar o impasse para a eleição do presidente do parlamento não tenha resolvido “dois problemas políticos”.

“A Assembleia da República tem agora um vice-presidente do partido Chega, um vice-presidente que tem um percurso político como toda a gente nesta Assembleia da República tem, mas é provavelmente o único que tem um percurso político que passa por organizações terroristas que sempre militaram contra a democracia”, começou por criticar.

O outro aspeto que não foi resolvido por este acordo entre os dois maiores partidos “é o problema político que está instalado no país”, acrescentou Mortágua.

“Há uma direita que não é capaz de garantir estabilidade, nenhuma solução institucional ou política para o país e que está refém de uma extrema-direita que quer utilizar as instituições democráticas sem qualquer respeito por elas como instrumentos da sua luta política e partidária que passa por achincalhar, por diminuir essas instituições, o parlamento, por bloquear o parlamento”, lamentou.

Aos jornalistas, os vice-presidentes do Chega e da IL, Diogo Pacheco de Amorim e Rodrigo Saraiva, respetivamente, manifestaram-se satisfeitos com a sua eleição, sublinhando que foi assim reposta a normalidade na Assembleia da República.

Pacheco de Amorim apontou que “uma distorção que existia foi corrigida” com a sua eleição.

“Nos últimos anos, temos sentido um ambiente de degradação das instituições políticas e era preciso dar um sinal a Portugal que é preciso repor uma normalidade democrática”, afirmou Rodrigo Saraiva.

Os deputados Teresa Morais (PSD), Marcos Perestrello (PS), Diogo Pacheco de Amorim (Chega) e Rodrigo Saraiva (IL) foram hoje eleitos vice-presidentes da Mesa da Assembleia da República.

Teresa Morais, deputada eleita por Setúbal e indicada pelo PSD, teve 140 votos a favor, 86 votos brancos, e um voto nulo.

Marcos Perestrello, ex-presidente da Comissão de Defesa, eleito pelo círculo de Lisboa na lista do PS, contou com 169 votos a favor, 57 brancos e um nulo.

Depois de ter falhado a eleição na legislatura passada, Diogo Pacheco de Amorim foi eleito hoje vice-presidente da Assembleia da República, com 129 votos a favor, 97 brancos e um nulo.

O antigo líder parlamentar da IL, Rodrigo Saraiva, obteve 144 votos a favor, 82 brancos e um nulo.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.