Estudantes apelam que se mantenham separados os ministérios do Ensino Superior e o da Educação

Estudantes apelam que se mantenham separados os ministérios do Ensino Superior e o da Educação
| País
Porto Canal/Agências

Os estudantes do ensino superior enviaram, esta terça-feira, uma carta aberta ao novo primeiro-ministro pedindo uma audiência e apelando a que mantenha separados os ministérios do Ensino Superior e Ciência e o da Educação.

Numa carta assinada por 12 estruturas estudantis – nove associações académicas e as três federações – os alunos apelam ao novo primeiro-ministro para que mantenha a estrutura governativa existente.

Em declarações à Lusa, a vice-presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL), Mariana Barbosa, salientou a importância de não fazer depender todas as pastas apenas do Ministério da Educação, defendendo que uma mudança poderá pôr em causa projetos essenciais da ciência e do ensino superior, assim como as metas definidas para 2030.

“Experiências anteriores demonstram que um Ministério da Educação comum, pela natureza do cargo e funções, não detém disponibilidade suficiente para se dedicar aos temas do Ensino Superior e Ciência”, referem os estudantes na carta enviada hoje a Luís Montenegro.

Os alunos entendem ser crucial não transformar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior numa secretaria de Estado dependente do Ministério da Educação: Esta “hipotética subalternização do Ensino Superior e da Ciência” não é condizente com as apostas políticas assumidas para a transição digital, inovação e qualificações.

Além disso, podem ficar em causa alguns dos objetivos e metas estabelecidos até 2030, como o aumento da despesa total em Inovação & Desenvolvimento para 3% do Produto Interno Bruto, ter 60% dos jovens com 20 anos a frequentar o Ensino Superior ou conseguir que metade dos jovens entre os 30 e os 34 anos tenha qualificações superiores.

“Apelamos a Vossa Excelência que o decreto-lei que vier a aprovar o regime de organização e funcionamento do XXIV Governo Constitucional mantenha a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como um Ministério distinto, ao invés de promover uma tutela única que agregue a Educação, o Ensino Superior e a Ciência”, lê-se na carta aberta.

As nove associações académicas, as federações académicas de Lisboa e do Porto e a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) pedem uma audiência ao primeiro-ministro, na qual pretendem “retratar a realidade dos estudantes do Ensino Superior”.

As 12 estruturas estudantis recordam que as políticas públicas têm como objetivo “alargar a base social de recrutamento para o Ensino Superior, modernizar o funcionamento das instituições e, dessa forma, contribuir para a criação de quadros qualificados, essenciais ao desenvolvimento do país e, por ordem de razão, à evolução do sistema científico, decisivo na produção de novo conhecimento”.

A aposta nas qualificações e a capacidade de atrair cada vez mais estudantes exige também que se mantenham separados os ministérios: “Uma reorganização que venha a dividir o Ensino Superior e a Ciência em duas Secretarias de Estado distintas, sob um ministério com competências e áreas tão diversas como o da Educação, irá prejudicar a visão desta área como distinta e estratégica”.

Além das três federações, a carta é assinada pelas associações académicas das universidades da Beira Interior, Madeira, Aveiro, Évora, Trás-os-Montes e Alto Douro, Algarve, Minho, Açores e Coimbra.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.