Há muitos alunos a perder a bolsa pelo insucesso escolar

Há muitos alunos a perder a bolsa pelo insucesso escolar
| País
Porto Canal

Alunos perdem apoio devido à falta de desempenho académico e ao não cumprimento do prazo estabelecido para a conclusão do curso. Com um aumento significativo nos pedidos, o Governo estima apoiar cerca de 83 mil estudantes.

De acordo com o Jornal de Notícias, embora haja novos beneficiários a entrar no sistema, por via do aumento do limiar de elegibilidade, o número de alunos que perdem o direito ao apoio devido ao baixo desempenho escolar continua elevado. Estes casos representam 24% do total de pedidos negados. Com um recorde de solicitações neste ano letivo, que ultrapassa os 110 mil requerimentos, o Governo estima apoiar cerca de 83 mil estudantes.

De acordo com os dados disponibilizados, esta segunda-feira, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), no atual ano letivo foram aprovadas 77.671 bolsas de estudo, o que representa 70% do total de pedidos. Destes, 8.577 estudantes foram inicialmente aprovados para o apoio no âmbito do novo regime de atribuição automática de bolsas a alunos do 1.º ano que se candidataram através do Concurso Nacional e que se enquadravam nos escalões 1.º, 2.º ou 3.º do abono de família. No total, foram concedidas 28 mil novas bolsas neste ano letivo. A atribuição de bolsas ainda está em andamento, com os processos em análise pelos serviços.

Segundo o jornal, no ano letivo 2017/2018, a não renovação da bolsa de estudo devido ao baixo desempenho escolar representava 14% dos casos de recusa. É importante lembrar que a renovação da bolsa de estudo está condicionada ao aproveitamento acadêmico de pelo menos 36 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), quando matriculado em mais de 36 créditos. Além disso, a renovação também depende da conclusão do curso, com um número total de inscrições anuais não excedendo +1 se o curso durar três anos ou menos, e +2 se a duração for superior a três anos.

Neste último critério, os dados agravam-se, com 1025 bolsas indeferidas por conclusão do curso fora do prazo definido. Isto depois de, no ano letivo passado e pela primeira vez desde 2017/2018, ter ficado abaixo das mil, citado pelo jornal.

Até o momento, o número de bolsas aprovadas está em linha com o do ano passado, rondando as 78 mil. O Ministério da Ciência e Ensino Superior mantém o objetivo de aumentar o número de beneficiários de apoios sociais no ano letivo 2023-2024. Atualmente, cerca de seis mil pedidos estão em análise, e o secretário de Estado do Ensino Superior considera "razoável esperar entre 82 e 83 mil" bolseiros neste ano.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.