Depois do calor e das poeiras, neve está de regresso ao Norte
Porto Canal / Agências
O fim-de-semana poderá ter sido de muito calor, ao qual se juntaram poeiras oriundas do Norte de África, mas esta segunda-feira está a ser marcada por uma descida abrupta da temperatura e previsão de queda de neve na região Norte. Os distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo devido à neve, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a dar nota da elevada probabilidade de “queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros, que poderá ser de 5 cm acima de 800 metros”.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com a mesma fonte, a temperatura mínima vai descer 10 graus nos próximos dois dias, caindo dos 13ºC registados na noite de sexta-feira para os 3ºC na noite de segunda para terça-feira.
A previsão de queda de neve, entre segunda-feira e terça-feira, afeta 11 dos 18 distritos de Portugal continental, nomeadamente Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, que estão sob aviso amarelo.
Segundo o IPMA, nestes 11 distritos prevê-se "queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1.000 metros, que poderá ser de cinco centímetros acima de 800 metros", o que poderá levar a perturbações causadas por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, por exemplo, "vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados".
Há ainda aviso amarelo devido à "precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento", entre as 18:00 deste domingo e as 03:00 de segunda-feira, para os distritos de Évora, Faro e Beja, alertou o instituto responsável pelo serviço nacional meteorológico.
Aos alertas de agitação marítima, neve e precipitação junta-se o aviso amarelo de vento forte, que se aplica aos distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, entre segunda-feira e terça-feira, informou o IPMA.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.