Cartão jovem que permite "viagens de comboio ilimitadas" conta com 30.000 utilizadores

Cartão jovem que permite "viagens de comboio ilimitadas" conta com 30.000 utilizadores
| País
Porto Canal/Agências

O novo Cartão Jovem, gratuito, generalizado e digital – ANDA – tem 30.000 utilizadores, 13.000 pré-inscritos e 2.500 já resgataram documentos de viagem, anunciou este domingo o Governo.

O ANDA permite aos jovens sete dias de “viagens de comboio ilimitadas” e que pernoitem, gratuitamente, seis noites na rede de Pousadas de Juventude, acrescenta um comunicado divulgado este domingo, dia do estudante, pelo gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Segundo o Governo, o Cartão Jovem , que é gratuito, generalizado e digital, oferece mais vantagens, abrangendo grupos etários entre os 12 e os 17 anos, 18 e 23 anos e entre os 24 e 30 anos, lê-se na nota.

Possibilita ainda que os jovens tenham conhecimento de parcerias do Cartão Jovem, entre as quais com o comércio local “e fomentar a criação de espaços para uma maior participação cívica”.

A iniciativa da Movijovem, em parceria com a CP - Comboios de Portugal, possibilita aos jovens que concluíram o 12º ano ou venham a terminá-lo entre 2023 e 2025 “conhecer Portugal através das Pousadas de Juventude e de viagens de comboio”.

Dois mil e quinhentos jovens já confirmaram inscrições para levantarem os documentos de viagem, acrescenta a nota.

Incentivar todos os jovens que terminem o ensino secundário a conhecer Portugal, diminuindo as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial são, segundo o Governo, objetivos da iniciativa, que tem um orçamento na ordem dos quatro milhões de euros para 2024, e está prevista para os anos letivos de 2022/2023 a 2024/2025.

As medidas concretizam a “revitalização de modelos que, embora de reconhecido sucesso”, como o Cartão Jovem e o Intra Rail, “precisavam de novos objetivos e diferentes dinâmicas”, conclui o comunicado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.