Reabilitação de Ilhas na Lomba a um passo de avançar: concurso da obra lançado por 4,6 milhões de euros

Reabilitação de Ilhas na Lomba a um passo de avançar: concurso da obra lançado por 4,6 milhões de euros
Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A.
| Porto
Porto Canal

Está aberto o concurso público da empreitada de reabilitação das Ilhas da Lomba, no Bonfim, no Porto, por 4,6 milhões de euros. O prazo para a execução dos trabalhos é de 20 meses e podem ser apresentadas propostas até o dia 5 de maio. Da intervenção vão resultar 47 fogos e a conclusão está apontada para 2026.

As obras de reabilitação são um compromisso assumido pela Câmara do Porto desde 2021 e estão agora mais próximos de sair do papel. A aquisição total das casas foi concluída pela Câmara em fevereiro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A vontade de oferecer uma solução digna a estas famílias foi expressa pela autarquia desde o final de 2021, e começou a tomar forma em novembro de 2022, com a assinatura de um protocolo entre a Porto Vivo, SRU e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Em declarações ao Porto Canal, o vereador do Urbanismo da autarquia portuense, Pedro Baganha, disse que este é um marco significativo, pois pela primeira vez em 150 anos não se fala em erradicar ilhas, mas sim em reabilitá-las.

O foco está na reabilitação de 47 habitações, correspondendo ao número de agregados familiares pré-existentes, com previsão de retorno dos moradores originais até 2026.

O projeto de reabilitação é assinado por Maria Souto Moura, Francisco Pina Cabral, Francisco Amoedo Pinto e Luís Vitorino Caleiro e prevê que o novo complexo disponha de 34 habitações de tipologia T1, 10 de tipologia T2 e três de tipologia T3.

+ notícias: Porto

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.

“Vamos passar cá esta noite. Resistindo". Alunos exigem que Universidade do Porto corte relações com Israel

O Grupo de Estudantes em Defesa da Palestina no Porto está a ocupar o campus da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Juntaram-se dezenas de estudantes na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.

Faculdade de Ciências ordena encerramento de edifício ocupado por estudantes pró-Palestina

Os seguranças do Departamento de Ciência de Computador, que está normalmente aberto durante 24 horas, estão a avisar os alunos que vão encerrar o edifício à meia-noite. Ao Porto Canal, uma funcionária avisou tratar-se de “ordens superiores”.