PSD vai governar em minoria. O que pensam os portugueses?

PSD vai governar em minoria. O que pensam os portugueses?
| Política
Porto Canal

Já passava da meia noite de quinta-feira quando, no site da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, foram atualizados os resultados das eleições legislativas de 2024. Foi assim colocado um ponto final na incerteza que marcou os últimos dias, face à dúvida sobre que partido acabaria com mais deputados e/ou votos.

Ao longo da última semana foram contabilizados os votos dos emigrantes que, através dos círculos da Europa e de Fora da Europa, elegeram quatro deputados que se juntaram aos 226 já conhecidos. As duas coligações lideradas pelo PSD (AD e Madeira Primeiro) conseguiram, no total, 80 deputados (78 do PSD, dois do CDS-PP), o PS 78 e o Chega 50.

O partido de André Ventura acabou por ser um dos vencedores dos votos contabilizados além-fronteiras, conseguindo eleger dois deputados (um pelo círculo da Europa e outro pelo círculo Fora da Europa), os mesmos que PS e PSD juntos.

Luís Montenegro já foi indigitado como primeiro-ministro, ficando agora a apresentação do seu governo para 28 de março e a tomada de posse para 2 de abril.

Ouvidos pelo Porto Canal, os portugueses mostram-se pouco confiantes com o futuro, realçando a surpresa face ao crescimento do Chega.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".