Se tem alergias prepare-se: concentração de polén no ar deverá aumentar a partir desta sexta-feira

Se tem alergias prepare-se: concentração de polén no ar deverá aumentar a partir desta sexta-feira
| País
Porto Canal/ Agências

A previsível subida da temperatura a partir de sexta-feira deverá afetar a polinização das plantas, levando a um nível elevado de concentração de pólen no ar em todo o país, exceto na Madeira e nos Açores. A previsão é da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e diz respeito à semana de 22 a 28 de março. O Boletim Polínico desta associação é especialmente importante para os doentes alérgicos ao pólen.

Em comunicado, a SPAIC indica que se prevê que, durante os próximos sete dias, a concentração de pólen no ar atinja um "nível moderado a elevado" em Vila Real (região de Trás-os-Montes e Alto Douro), no Porto (região de Entre Douro e Minho), em Coimbra (região da Beira Litoral), Castelo Branco (região da Beira Interior), Lisboa (região de Lisboa e Setúbal), Évora (região do Alentejo) e Faro (região do Algarve).

Na atmosfera do Porto predominarão os grãos de pólen das árvores cipreste, plátano, pinheiro, carvalhos e sobreiro e das ervas gramíneas e urticáceas, enquanto em Coimbra o pólen é principalmente o das árvores cipreste, plátano, pinheiro, carvalhos, sobreiro e azinheira, assim como "das ervas gramíneas, azeda, urtiga e urticáceas (inclui parietária)", acontecendo o mesmo em Castelo Branco, em Lisboa e em Faro.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre, manter fechadas as janelas de casa e do carro e, no caso dos motociclistas, usar capacete que cubra toda a cara.

Quanto à medicação, a SPAIC aconselha a consulta de um médico especialista para o diagnóstico e prescrição da medicação e alerta que a prevenção, que poderá ser feita com vacinas antialérgicas, por exemplo.

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.