Aqueduto de Santa Clara na Póvoa de Varzim recupera estrutura original e tem área ampliada
Porto Canal
O Município da Póvoa de Varzim anunciou a conclusão da demolição completa do muro adjacente ao Aqueduto de Santa Clara, localizado em Beiriz. Com esta intervenção, o monumento nacional recupera a sua integridade e estrutura original, além de beneficiar de uma ampliação da sua área circundante.
Neste processo da demolição, uma parcela de terreno com aproximadamente 726,80 m2, cedida pelo proprietário ao Município, será devolvida à comunidade para uso público. Esta nova área, localizada no largo de Mauverde, acrescenta-se à área envolvente do monumento, que será alvo de requalificação pela autarquia.
A iniciativa visa criar uma zona agradável e convidativa, propícia para passeios, descanso e lazer coletivo. Ao todo, serão disponibilizados 1493m2 para esta finalidade, em breve sujeitos a um projeto urbanístico que visa valorizar o investimento público já realizado na restauração do Aqueduto de Santa Clara, num montante de 611 mil euros.
