Câmara de Gaia cria simulador digital para testar mudanças estruturais nas casas

Câmara de Gaia cria simulador digital para testar mudanças estruturais nas casas
| Norte
Porto Canal / Agências

Os munícipes de Vila Nova de Gaia podem, a partir desta terça-feira, recorrer a um simulador digital para testar as mudanças estruturais que queiram fazer na sua habitação, uma ferramenta lançada pela empresa municipal Gaiurb.

Em comunicado, a empresa descreve o novo simulador como “uma ferramenta simples e intuitiva para a determinação de qual o procedimento aplicável à obra que se pretende realizar, orientando os técnicos e os promotores, o que se traduz em economia de tempo e de recursos, permitindo um maior rigor e celeridade na apreciação das operações urbanísticas”.

O simulador de procedimentos pode ser acedido em www.gaiurb.pt ou diretamente na área de simuladores em https://app.gaiurb.pt/simuladores/, lê-se na nota de imprensa.

Com a publicação do Simplex Urbanístico, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro, foram introduzidas alterações significativas ao nível dos procedimentos de controlo prévio ou de isenção.

O novo diploma, que altera o DL 555/99 de 16 de dezembro, permite uma desburocratização de todo o procedimento, clarificando a identificação do procedimento aplicável à operação urbanística, que poderá estar sujeita a licenciamento, comunicação prévia, comunicação com prazo, legalização ou mesmo isenta de controlo prévio, descreve a nota de imprensa.

Citado pelo comunicado, o presidente do Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, afirma que a nova ferramenta surge para “acrescentar celeridade e eficácia aos processos o que traduz o perfil e o ADN inovador e de procura de um serviço público ágil e que dê resposta ao cidadão”.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.