Câmara do Porto com investimento milionário para adquirir 20 viaturas para limpeza urbana

Câmara do Porto com investimento milionário para adquirir 20 viaturas para limpeza urbana
| Porto
Porto Canal / Agências

O serviço de limpeza urbana da cidade do Porto vai contar com mais 20 equipamentos, a maioria dos quais elétricos, fruto de um investimento de seis milhões de euros, revelou esta terça-feira a câmara.

Em comunicado, o município esclarece que os novos equipamentos, “com emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) nulas”, vão ser apresentadas na quarta-feira, pelas 11:00, no Parque da Cidade.

As novas viaturas permitem a intervenção do serviço de limpeza urbana, que há um ano foi internalizado na empresa municipal Porto Ambiente, em "zonas de difícil acesso", facilitando as atividades diárias.

Desde a internalização do serviço que mais de 300 trabalhadores da Porto Ambiente estão afetos à limpeza do espaço público, incluindo 265 cantoneiros e 21 motoristas.

A atividade de limpeza urbana inclui as atividades de varredura manual e mecânica, limpeza de fachadas, lavagem de equipamentos e envolventes, bem como a limpeza de praias.

A sessão de apresentação dos novos equipamentos deverá contar com a presença do presidente da câmara.

No ano passado, a Câmara do Porto anunciou um investimento de 10 milhões de euros na aquisição de equipamentos e viaturas "mais sustentáveis" para a limpeza urbana e recolha de resíduos, no âmbito dos compromissos plurianuais.

Destes 10 milhões de euros, seis seriam alocados a soluções de suporte à limpeza do espaço público e três para a recolha de resíduos.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.