Livre escolhe líder parlamentar entre os estreantes no Parlamento

Livre escolhe líder parlamentar entre os estreantes no Parlamento
| Política
Porto Canal / Agências

A recém-eleita deputada do Livre Isabel Mendes Lopes vai ser a líder parlamentar da bancada do partido na próxima sessão legislativa.

Fonte oficial do Livre disse à Lusa que a dirigente foi eleita por unanimidade pela bancada do partido na Assembleia da República, agora composta por quatro deputados, que incluem o porta-voz Rui Tavares.

Isabel Mendes Lopes tem 42 anos e é engenheira civil, especializada em mobilidade e transportes.

Foi a ‘número dois’ do partido pelo círculo eleitoral de Lisboa nas últimas eleições legislativas, logo a seguir ao cabeça de lista, Rui Tavares.

É deputada municipal na autarquia da capital desde 2021 e trabalhou até agora no gabinete parlamentar do Livre na Assembleia da República.

Está no Livre desde a sua fundação, fez parte da direção entre 2015 e 2022 e é atualmente membro da Assembleia do Livre, órgão máximo entre congressos.

A dirigente nasceu no Reino Unido e veio para Portugal aos dois anos. Vive atualmente em Lisboa.

No passado dia 10 de março, o Livre passou de um deputado único para uma bancada parlamentar de quatro, composta por Rui Tavares, Isabel Mendes Lopes, Jorge Pinto (eleito pelo Porto) e Paulo Muacho (por Setúbal).

De acordo com dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna, uma vez que faltam contabilizar os votos da emigração, o Livre obteve nas últimas legislativas 3,26%, o equivalente a 199.888 votos.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.