Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve

Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Santo Tirso lançou esta segunda-feira um concurso público internacional, no valor superior a dois milhões de euros, para garantir transporte para a população até à entrada em vigor do serviço intermunicipal de transportes, o MobiAve.

No anúncio do procedimento hoje publicado em Diário da República, denominado “Prestação de Serviço Público de Transporte Regular de Passageiros no Município de Santo Tirso”, a autarquia do distrito do Porto define como preço base para a aquisição de serviços o montante de 2.071.392,61 euros.

Fonte da autarquia explicou à Lusa que o atraso na concretização do serviço intermunicipal que vai servir os concelhos de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa, conjugada com o fim, em 31 de janeiro, dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), “na sequência do processo de alteração da mobilidade urbana em curso na Área Metropolitana do Porto, através da Unir, e no concelho de Santo Tirso, por via da MobiAve”, determinou o avançar “para esta solução”.

Segundo a fonte, os atrasos verificados com a entrada em vigor do serviço da MobiAve “tem que ver com validações necessárias que permanecem no Tribunal de Contas”.

Apesar de ter a duração prevista de um ano, o serviço que a autarquia pretende contratar e que quer se inicie a 06 de junho termina com a entrada em funcionamento da MobiAve, estimando o executivo liderado pelo socialista Alberto Costa que aconteça no segundo semestre de 2024.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.