Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve

Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Santo Tirso lançou esta segunda-feira um concurso público internacional, no valor superior a dois milhões de euros, para garantir transporte para a população até à entrada em vigor do serviço intermunicipal de transportes, o MobiAve.

No anúncio do procedimento hoje publicado em Diário da República, denominado “Prestação de Serviço Público de Transporte Regular de Passageiros no Município de Santo Tirso”, a autarquia do distrito do Porto define como preço base para a aquisição de serviços o montante de 2.071.392,61 euros.

Fonte da autarquia explicou à Lusa que o atraso na concretização do serviço intermunicipal que vai servir os concelhos de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa, conjugada com o fim, em 31 de janeiro, dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), “na sequência do processo de alteração da mobilidade urbana em curso na Área Metropolitana do Porto, através da Unir, e no concelho de Santo Tirso, por via da MobiAve”, determinou o avançar “para esta solução”.

Segundo a fonte, os atrasos verificados com a entrada em vigor do serviço da MobiAve “tem que ver com validações necessárias que permanecem no Tribunal de Contas”.

Apesar de ter a duração prevista de um ano, o serviço que a autarquia pretende contratar e que quer se inicie a 06 de junho termina com a entrada em funcionamento da MobiAve, estimando o executivo liderado pelo socialista Alberto Costa que aconteça no segundo semestre de 2024.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.