Câmara do Porto quer atribuir 127 mil euros a programa que incentiva emprego jovem

Câmara do Porto quer atribuir 127 mil euros a programa que incentiva emprego jovem
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira lançar a 3.ª edição do programa Summer opPORTOnities que, com um apoio superior a 127 mil euros, pretende aproximar jovens dos 18 aos 21 anos à “realidade empresarial da cidade”.

Na proposta, a que a Lusa teve esta sexta-feira acesso, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, destaca que o programa pretende "promover a captação e a retenção de talento em domínios que promovam a atração de investimento e a dinamização da economia da cidade e da região".

"A realização do Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho (PMIMT) é um dos principais objetivos para o quadriénio 2021 a 2025", salienta Ricardo Valente.

Dirigido a jovens com idades entre os 18 e 21 anos, o PMIMT - Summer opPORTOnities, decorre durante os meses de verão e "procura promover a aproximação destes jovens à realidade empresarial da cidade e do Porto", mas também "desenvolver as suas competências técnicas e transversais", e "promover a captação de talento por parte de entidades empregadoras".

Na primeira edição, que ocorreu em 2022 e na qual o município investiu mais de 32 mil euros, o programa envolveu 30 jovens e 22 empresas sediadas na cidade, tendo o município assumido o pagamento da bolsa de estágio, refeição ou subsídio de alimentação.

Já no ano passado, o programa envolveu 47 jovens e 27 empresas, tendo também o município assumido as despesas com o subsídio de alimentação e as bolsas, num investimento superior a 43 mil euros.

O município pretende agora reforçar o investimento na terceira edição do programa, que decorrerá neste verão, em cerca de 127.722 euros.

A proposta será discutida e votada na reunião pública do executivo municipal que decorre na segunda-feira.

+ notícias: Porto

Petição quer tornar a VCI em avenida urbana e proibir pesados

Um grupo de cidadãos da área Metropolitana do Porto lançou uma petição pública com o desejo de “transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente”. Petição online conta já com centenas de assinaturas.

Cooperativa do Povo Portuense resiste há 125 anos à influência do tempo e do homem

A Cooperativa do Povo Portuense (CPP) foi fundada a 1 de janeiro de 1900, passou incólume a transição para a 1.ª República, encolheu a sua influência no Estado Novo, viu-se atacada no pós-25 de abril e sobreviveu à pandemia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.