Câmara do Porto quer atribuir 127 mil euros a programa que incentiva emprego jovem

Câmara do Porto quer atribuir 127 mil euros a programa que incentiva emprego jovem
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira lançar a 3.ª edição do programa Summer opPORTOnities que, com um apoio superior a 127 mil euros, pretende aproximar jovens dos 18 aos 21 anos à “realidade empresarial da cidade”.

Na proposta, a que a Lusa teve esta sexta-feira acesso, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, destaca que o programa pretende "promover a captação e a retenção de talento em domínios que promovam a atração de investimento e a dinamização da economia da cidade e da região".

"A realização do Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho (PMIMT) é um dos principais objetivos para o quadriénio 2021 a 2025", salienta Ricardo Valente.

Dirigido a jovens com idades entre os 18 e 21 anos, o PMIMT - Summer opPORTOnities, decorre durante os meses de verão e "procura promover a aproximação destes jovens à realidade empresarial da cidade e do Porto", mas também "desenvolver as suas competências técnicas e transversais", e "promover a captação de talento por parte de entidades empregadoras".

Na primeira edição, que ocorreu em 2022 e na qual o município investiu mais de 32 mil euros, o programa envolveu 30 jovens e 22 empresas sediadas na cidade, tendo o município assumido o pagamento da bolsa de estágio, refeição ou subsídio de alimentação.

Já no ano passado, o programa envolveu 47 jovens e 27 empresas, tendo também o município assumido as despesas com o subsídio de alimentação e as bolsas, num investimento superior a 43 mil euros.

O município pretende agora reforçar o investimento na terceira edição do programa, que decorrerá neste verão, em cerca de 127.722 euros.

A proposta será discutida e votada na reunião pública do executivo municipal que decorre na segunda-feira.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.