BE Aveiro preocupado com interrupção do transporte fluvial para São Jacinto

BE Aveiro preocupado com interrupção do transporte fluvial para São Jacinto
| Norte
Porto Canal/Agências

O Bloco de Esquerda manifestou esta sexta-feira preocupação com a interrupção do transporte fluvial de São Jacinto, em Aveiro, exigindo alternativas.

A ligação fluvial entre o forte da Barra, em Ílhavo, e São Jacinto, em Aveiro, foi interrompida na quarta-feira, por tempo indeterminado, devido ao afundamento da ponte-cais onde o ‘ferry’ elétrico atraca no forte da Barra.

“Esta situação acontece depois de várias interrupções pontuais, ao longo das últimas semanas, devido a avarias e falhas técnicas no ‘ferry’ Salicórnia, a que se somam inúmeras supressões de carreiras e paragens sem avisos prévios à população”, refere o BE, em comunicado.

Para o BE, “as medidas de mitigação da autarquia são manifestamente inadequadas e insuficientes” e “não é viável que as populações de São Jacinto tenham como alternativa um autocarro sobrelotado”.

O partido defende que, além do aumento de carreiras, seja implementada uma lancha direta entre São Jacinto e Aveiro, junto da antiga lota ou ao terminal sul do Porto de Aveiro.

A estrutura bloquista lembra que “em 2021 o executivo camarário inaugurou uma requalificação da lancha "Dunas de São Jacinto", precisamente com esse intuito, em plena pré-campanha eleitoral”.

“No entanto, esta nunca operou de forma consolidada por razões que nunca foram tornadas públicas”, conclui o BE.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, referiu que a ponte-cais começou a afundar na terça-feira, sem causar danos ao ‘ferry’ elétrico Salicórnia, que entrou ao serviço há cerca de um mês.

+ notícias: Norte

Detido em Lamego por abuso sexual de crianças no transporte público

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, deteve um homem, de 63 anos, por prática do crime de abuso sexual de crianças, em transporte publico, em Lamego.

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

AV Feirense investe 4.5 milhões de euros em central em Gaia para guardar autocarros da Unir

A Auto Viação Feirense, que opera a rede Unir em Vila Nova de Gaia, vai investir 4,5 milhões de euros numa central de camionagem para 80 autocarros e posto de carregamento, disse à Lusa fonte da empresa.